Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75650
Tipo: | Dissertação |
Título : | O poema de Parmênides: Uma leitura não-predicativa do argumento |
Título en inglés: | Parmenides' poem: A non-predicative reading of the argument |
Autor : | Pinheiro, Antonio Carlos da Silva |
Tutor: | Santos, José Gabriel Trindade |
Palabras clave en portugués brasileño: | Parmênides;Poema;Não-predicatividade |
Palabras clave en inglés: | Poem;Non-predicativity |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | PINHEIRO, Antonio Carlos da Silva. O poema de Parmênides: Uma leitura não-predicativa do argumento. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O poema de Parmênides é provavelmente um dos textos mais importantes da história da filosofia. A influência do Eleata pode ser verificada pelos escritos dos pré-socráticos que o sucederam e de filósofos como Platão, Aristóteles até os modernos como Heidegger. Contudo, os intérpretes modernos divergem acerca dos motivos que justificariam essa influência. A quantidade esmagadora dos acadêmicos atribui a Parmênides o epíteto de “filósofo do Ser”. Essa denominação parece resultar da leitura ontológica do argumento apresentado em B2. Justificado por um aparente esgotamento da pesquisa sobre Parmênides, a presente investigação buscou, como objetivo principal, encontrar uma interpretação alternativa para o argumento. Por meio de uma pesquisa explicativa do tipo bibliográfica, foram analisados principalmente os fragmentos B2, B6, B7 e B8 à luz das principais leituras modernas (existencial, veritativa, predicativa e modal) do verbo eínai. É na tentativa de romper com a visão comum do filósofo do Ser”, revigorar as pesquisas sobre Parmênides, possibilitar novas discussões em torno dos pontos defendidos e possibilitar o surgimento de outras perspectivas que esta investigação buscou sua justificativa. Sugerimos que a Leitura Não-Predicativa, uma vez que atende as condições necessárias exigidas nesta pesquisa, é pertinente para os objetivos por ela visados. |
Abstract: | Parmenides' poem is probably one of the most important texts in the history of philosophy. The influence of the Eleatic can be verified by the writings of the pre- Socratics who followed him and philosophers such as Plato, Aristotle and modern ones such as Heidegger. However, modern interpreters disagree about the reasons that justify this influence. The overwhelming number of academics attribute to Parmenides the epithet of “philosopher of Being”. This denomination seems to result from the ontological reading of the argument presented in B2. Justified by an apparent exhaustion of research on Parmenides, the present investigation sought, as its main objective, to find an alternative interpretation for the argument. Through explanatory bibliographical research, fragments B2, B6, B7 and B8 were mainly analyzed in light of the main modern readings (existential, veritative, predicative and modal) of the verb eínai. It is in an attempt to break with the philosopher's common view of Being”, reinvigorate research on Parmenides, enable new discussions around the points defended and enable the emergence of other perspectives that this investigation sought its justification. We suggest that Non-Predicative Reading, since it meets the necessary conditions required in this research, is relevant to the objectives it pursues. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75650 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4645200264473847 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9241627347381067 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_acspinheiro.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.