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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75634
Tipo: | TCC |
Título : | Simulação computacional de um perfil aerodinãmico em escoamentos de baixo número de reynolds utilizando métodos numéricos distintos |
Autor : | Silveira, Emanuel Pereira |
Tutor: | Viana, Silvia Teles |
Palabras clave en portugués brasileño: | Aerodinâmica;Perfil aerodinâmico;Mecânica dos fluidos computacional;Baixo número de Reynolds |
Palabras clave en inglés: | Aerodynamics;Airfoil;cComputational fluid dynamics;Low Reynolds number |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SILVEIRA, Pereira Emanuel. Simulação computacional de um perfil aerodinãmico em escoamentos de baixo número de reynolds utilizando métodos numéricos distintos. 2023. Monografia (Graduação em Mecânica) – Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A aerodinâmica é o ramo da física que estuda os fenômenos que acompanham todo o movimento relativo entre um corpo e o ar que o envolve, determinando a relação entre a forma e o equilíbrio dinâmico deste corpo sobre a ação deste movimento relativo. Sabendo disso, um dos processos de grande importância para o projeto aeronáutico destinado à competição da SAE AeroDesign é a análise aerodinâmica do perfil aerodinâmico, que influencia diretamente na aerodinâmica global da aeronave. O presente estudo busca analisar os coeficientes aerodinâmicos do perfil NACA 4415 por meio da mecânica dos fluidos computacional em escoamentos de baixo número de Reynolds através de duas metodologias numéricas por dois softwares distintos e comparar os resultados em relação aos dados de túnel de vento de uma literatura. Um dos programas utilizados foi o ANSYS Fluent® do qual se baseia no Método dos Volumes Finitos (MVF) e o outro programa empregado foi o XFLR5® que se fundamenta no Método dos Painéis. Foram obtidos e analisados os coeficientes aerodinâmicos e a eficiência aerodinâmica do aerofólio NACA 4415 em diferentes ângulos de ataque e as distribuições de pressão ao longo do perfil aerodinâmico para escoamentos incompressíveis viscosos de baixo número de Reynolds com valor igual a 470.000 onde foi constatado uma boa aproximação dos resultados aos dados da literatura. Além disso, foram realizadas uma análise do efeito do número de painéis e uma análise do efeito do número de elementos de malha, ambos para verificar o comportamento dos coeficientes aerodinâmicos, onde se constatou que pela metodologia deste trabalho, 300 painéis e 200.000 elementos de malha se mostraram valores suficientes. |
Abstract: | Aerodynamics is the branch of physics that studies the phenomena that accompany all relative movement between a body and the air that surrounds it, determining the relationship between the shape and the dynamic balance of this body on the action of this relative movement. Knowing this, one of the processes of great importance for the aeronautical project destined to the SAE AeroDesign competition is the aerodynamic analysis of the aerodynamic profile, which directly influences the overall aerodynamics of the aircraft. The present study seeks to analyze the aerodynamic coefficients of the NACA 4415 profile through computational fluid mechanics in low Reynolds number flows through two numerical methodologies by two different softwares and compare the results in relation to wind tunnel data from a literature . One of the programs used was ANSYS Fluent®, which is based on the Finite Volume Method (MVF) and the other program used was XFLR5®, which is based on the Panel Method. The aerodynamic coefficients and the aerodynamic efficiency of the NACA 4415 airfoil at different angles of attack and the pressure distributions along the aerodynamic profile were obtained and analyzed for viscous incompressible flows of low Reynolds number with a value equal to 470,000 where a good approximation was verified from the results to data from the literature. In addition, an analysis of the effect of the number of panels and an analysis of the effect of the number of mesh elements were carried out, both to verify the behavior of the aerodynamic coefficients, where it was verified that by the methodology of this work, 300 panels and 200,000 mesh elements enough values were shown. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75634 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0009-0006-7340-2088 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4985991222186729 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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