Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75604
Type: | Dissertação |
Title: | Despifando o pife: o ensino de música através do pífano no IFPI - Campus Pio IX |
Authors: | Reis, Ricardo Francisco dos |
Advisor: | Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação básica;Educação musical;Cultura popular tradicional |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | REIS, Ricardo Francisco dos. Despifando o pife: o ensino de música através do pífano no IFPI - Campus Pio IX. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a relevância de uma abordagem educativa que valorize as manifestações culturais populares e seu potencial formativo em música, especialmente no contexto da Educação Básica. Para tanto, os objetivos específicos desta investigação pretendem: a) apresentar o conjunto das trajetórias (trans)formativas a partir do contato com a prática de ensino e aprendizagem do pífano; b) desenvolver uma proposta pedagógica, utilizando o pífano como prática instrumental, que guie o processo de ensino-aprendizagem da Música no IFPI, Campus Pio IX. Nesse contexto, destacam-se questões cruciais: como as manifestações culturais populares e seu potencial formativo em música podem ser efetivamente incorporados à realidade da Educação Básica? E como essa integração se refletirá na elaboração da proposta pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem da Música no IFPI, Campus Pio IX? Para a execução da pesquisa, o método adotado foi à pesquisa-ação com abordagem qualitativa, visto que busca propor uma proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da música, através do pífano. Como conclusão desta investigação, destaca-se que a intenção não é oferecer receitas prontas, mas sim fornecer, a partir da cultura popular, caminhos para que a educação musical possa se inserir nos diversos contextos da Educação Básica. Dessa forma, busca-se tornar o conhecimento musical algo mais próximo da realidade dos educandos, possibilitando que, através da prática de fazer e tocar o pífano, a música seja percebida como um conhecimento acessível a todos. |
Abstract: | The present research aims to highlight the relevance of an educational approach that values popular cultural manifestations and their formative potential in music, especially in the context of Basic Education. To this end, the specific objectives of this investigation aim to: a) present the set of (trans)formative trajectories based on contact with the practice of teaching and learning the fife; b) develop a pedagogical proposal, using the fife as an instrumental practice, that guides the Music teaching- learning process at IFPI, Campus Pio IX. In this context, crucial questions stand out: how can popular cultural manifestations and their training potential in music be effectively incorporated into the reality of Basic Education? And how will this integration be reflected in the development of the pedagogical proposal for the Music teaching-learning process at IFPI, Campus Pio IX? To carry out the research, the method chosen was action research with a qualitative approach, as it seeks to indicate a pedagogical proposal in the music teaching-learning process, through the fife. As a conclusion of this investigation, it is highlighted that the intention is not to offer ready-made recipes, but rather to provide, based on popular culture, ways for musical education to be inserted in the different contexts of Basic Education. In this way, we seek to make musical knowledge something closer to the students' reality, enabling music to be perceived as knowledge accessible to everyone through the practice of making and playing the fife. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75604 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6757094346326569 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9340739968024503 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_rfreis.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.