Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75581
Tipo: | TCC |
Título : | Um estudo comparativo da análise dos erros nos descritores das avaliações em larga escala SPAECE e SAEB com aplicação da ciência de dados |
Autor : | Pontes, Maurício Matoso de |
Tutor: | Lima, Marcos Vinicius de Andrade |
Palabras clave en portugués brasileño: | Avaliação em larga escala;Descritores;Ciência de dados;FP-Growth;SAEB;SPAECE |
Palabras clave en inglés: | Large-scale assessment;Descriptors;Data science;FP-Growth;SAEB;SPAECE |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | PONTES, Maurício Matoso de. Um estudo comparativo da análise dos erros nos descritores das avaliações em larga escala SPAECE e SAEB com aplicação da ciência de dados.2023. 47 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A geração de dados na área da educação tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionada principalmente pelos dados provenientes de avaliações em larga escala como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O SAEB é uma avaliação em larga escala aplicada a alunos de escolas públicas e privadas em todo o Brasil, visando avaliar seu nível de aprendizado. Diante desse contexto, torna-se crucial adotar abordagens que explorem a análise de dados por meio da Ciência de Dados (CD), uma área que nos proporciona diversos recursos para extrair informações cruciais de conjuntos de dados, possibilitando extrair insights valiosos para a área da educação. Este trabalho concentra-se na aplicação do algoritmo Frequent Pattern Growth (FP-Growth) para analisar os dados do SAEB. O FP-Growth é amplamente utilizado na área da CD para identificar padrões de associação, aplicando o algoritmo FP-Growth aos dados do SAEB, o objetivo é identificar padrões de associação relacionados aos tópicos em que os alunos enfrentaram dificuldades durante a avaliação. Os insights obtidos através dessa abordagem podem fornecer informações valiosas para os educadores e demais responsáveis pela área, permitindo a identificação de possíveis desafios enfrentados pelos alunos que podem ter passado despercebidos anteriormente, ocultos pela massa de dados. Este trabalho visa contribuir para o aprimoramento do processo educacional, permitindo uma intervenção mais direcionada e eficaz em áreas específicas de dificuldade, promovendo, assim, melhorias substanciais no desempenho educacional. Para alcançarmos esse objetivo, primeiramente traçamos todas as características da pesquisa, em seguida, adotamos o processo da CD, composto por seis fases, que se inicia com a definição dos objetivos, passando pela recuperação dos dados, depois a preparação, exploração, modelagem e por fim a apresentação dos resultados. Na última fase do processo da CD, apresentamos os resultados, onde podemos analisar um ranking com as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do Município de Fortaleza, na disciplina de matemática, no SAEB 2019. Além disso, em seguida apresentamos as relações entre essas principais dificuldades dos alunos, demonstrando assuntos que são frequentemente antecedentes e consequentes entre os principais erros apresentados pelos alunos. Após a apresentação dos resultados do SAEB 2019, aplicamos uma análise comparativa com resultados alcançados por outra pesquisa que utilizou os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará (SPAECE) 2019, sendo possível verificar a consistência entre essas duas avaliações. Essa abordagem é fundamental para análise das dificuldades dos alunos, uma vez que ao identificar as relações entre os temas problemáticos, os educadores podem ajustar estratégias de ensino, desenvolver abordagens mais personalizadas e implementar intervenções pedagógicas eficazes. Dessa forma, a análise das relações entre os assuntos de maior dificuldade não apenas aponta para as deficiências superficiais, mas permite a abordagem do problema na sua origem |
Abstract: | Data generation in the field of education has grown significantly in recent years, driven mainly by data from large-scale assessments such as SAEB. SAEB is a large-scale assessment applied to students in public and private schools throughout Brazil, with the aim of evaluating their level of learning. Given this context, it becomes crucial to adopt approaches that explore data analysis through Data Science, a field that provides us with various resources to extract crucial information from data sets, making it possible to extract valuable insights for the field of education. This work focuses on applying the FP-Growth algorithm to analyze SAEB data. FP-Growth is widely used in the field of Data Science (DS) to identify patterns of association. By applying the FP-Growth algorithm to SAEB data, the aim is to identify patterns of association related to the topics in which students faced difficulties during the assessment. The insights gained through this approach can provide valuable information for educators and others responsible for the area, allowing the identification of possible challenges faced by students that may have previously gone unnoticed, hidden by the mass of data. This work aims to contribute to the improvement of the educational process, allowing for more targeted and effective intervention in specific areas of difficulty, thus promoting substantial improvements in educational performance. To achieve this goal, we first outlined all the characteristics of the research, then adopted the DC process, which consists of six phases, starting with defining the objectives, then retrieving the data, then preparing, exploring, modeling and finally presenting the results. In the last phase of the DC process, we present the results, where we can analyze a ranking with the main difficulties faced by students in the Municipality of Fortaleza, in the subject of mathematics, in SAEB 2019. In addition, we then present the relationships between these main difficulties faced by the students, demonstrating issues that are often antecedents and consequents between the main errors presented by the students. After presenting the results of the SAEB 2019, we applied a comparative analysis with the results achieved by another study that used data from the SPAECE 2019, making it possible to verify the consistency between these two assessments. This approach is fundamental for analyzing students’ difficulties, since by identifying the relationships between problematic topics, educators can adjust teaching strategies, develop more personalized approaches and implement effective pedagogical interventions. In this way, analyzing the relationships between the most difficult subjects not only points to superficial deficiencies, but allows the problem to be tackled at its source |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75581 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3331190521494926 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-5797-0222 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5971743889535341 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mmpontes.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.