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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Francisco Álisson Véras | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T18:12:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T18:12:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Francisco Álisson Véras. Investopia - O jogo de cartas criado com métodos de game design e teoria financeira por meio de uma abordagem lúdica. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75539 | - |
dc.description.abstract | Financial education plays a crucial role in addressing both basic and advanced financial challenges, creating awareness of financial products in an accessible manner. However, the absence of financial education in the academic environment impedes the holistic development of students, especially in higher education, resulting in difficulties related to financial concepts and jargon that may remain beyond the scope of these students. The purpose of this work is to explore engaging ways of communicating these concepts, adopting a playful and easily understandable approach. To achieve this goal, the creation of a card game has been established, designed to dynamically reveal fundamental aspects related to financial content. Thus, the game "Investopia"was developed, immersing two players in an investment and financial market dynamic, with a focus on making better investments than their opponent. This was executed through Chandler’s game production cycle. In the pre-production stage, a Game Design Document (GDD) was developed, along with the initial prototypes. In the production stage, efforts were made to consider the design of physical components, addressing aspects such as color, shape, size, board, integration, and reference. In the testing stage, playtests were conducted for validation to assess the game’s performance in terms of enjoyment, mechanics, and effectiveness. In conclusion, we present the results and their analyses, highlighting the potential of the game, along with feedback from players on how to enhance its gameplay. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Investopia - O jogo de cartas criado com métodos de game design e teoria financeira por meio de uma abordagem lúdica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação financeira desempenha a tarefa de abordar desafios financeiros básicos e avançados, conscientizando sobre produtos financeiros de maneira acessível. No entanto, a falta de abordagem financeira no ambiente educacional prejudica o desenvolvimento integral dos alunos, especialmente no ensino superior, implicando em dificuldades relacionadas a conceitos e jargões financeiros que podem permanecer fora do escopo desses estudantes. O propósito deste trabalho é explorar formas envolventes de comunicar esses conceitos, adotando uma abordagem lúdica e de fácil compreensão. Para atingir esse objetivo, foi estabelecida a criação de um jogo de cartas, projetado para revelar aspectos fundamentais relacionados a conteúdos financeiros de maneira dinâmica. Dessa forma, foi desenvolvido o jogo "Investopia", que coloca os dois jogadores em uma dinâmica de investimentos e mercado financeiro, com foco em realizar investimentos melhores que o seu oponente. Isso foi executado por meio do ciclo de produção de jogos de Chandler. Na etapa de pré-produção, foi desenvolvido um Game Design Document (GDD) para o jogo, bem como os primeiros protótipos. Na etapa de produção, buscou-se contemplar o design das peças físicas para ter uma visão sobre a cor, forma, tamanho, tabuleiro, integração e referência. Na etapa de testes, contou-se com a realização de playtest em sua validação para verificar o desempenho do jogo em termos de diversão, mecânicas e eficácia. Como finalização, tem-se os resultados e suas análises, nos quais foi evidenciado o potencial do jogo, bem como os apontamentos realizados pelos jogadores sobre como melhorar sua jogabilidade. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Tabletop | pt_BR |
dc.subject.ptbr | jogo de cartas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | educação financeira | pt_BR |
dc.subject.ptbr | investimentos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | design de jogos | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2812695592756155 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_tcc_favdamasceno.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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