Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75476
Tipo: | Dissertação |
Título : | A construção de objetividades e subjetividades no jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco |
Título en inglés: | The construction of objectivities and subjectivies in Joe Sacco’s comics journalism |
Título en francés: | La construction des objectivités et des subjectivités dans le journalisme comique de Joe Sacco |
Autor : | Silva, Maurício Xavier |
Tutor: | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
Palabras clave en portugués brasileño: | Jornalismo em quadrinhos;Objetividade;Subjetividade;Joe Sacco;Quadrinhos |
Palabras clave en inglés: | Comics journalism;Objectivity;Subjectivity |
Palabras clave en francés: | BD-reportage;Objectivité;Subjectivité;Joe Sacco;Bande dessinée |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, Maurício Xavier. A construção de objetividades e subjetividades no jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Essa dissertação tem o objetivo de discutir questões de objetividade e subjetividade no jornalismo em quadrinhos por meio da análise de duas obras do jornalista-quadrinista Joe Sacco: Palestina e Reportagens. Com uma das obras sendo livros-reportagens de publicação independente, e a outra uma coletânea de matérias feitas em veículos jornalísticos tradicionais, o trabalho teoriza que é possível ver no trabalho de Sacco diferentes maneiras que os quadrinhos se relacionam com o jornalismo, em instâncias se aproximando de estruturas tradicionais, em outras instâncias propondo alternativas a elas. O trabalho fará uma revisão histórica do conceito da “objetividade jornalística”, central para entender grande época do jornalismo tradicional, e ponto onde a distinção entre os trabalhos de Sacco é mais perceptível. Também haverá uma revisão histórica da relação entre jornalismo e imagem: que mídias de imagem foram priorizadas pelo jornalismo em que momentos históricos, por que motivos, e como os quadrinhos se inserem nesse histórico. Por fim, a dissertação irá analisar as duas obras de Sacco, usando uma adaptação da metodologia Análise de Atos de Objetivação e Subjetivação (criada por Mayara de Araújo em sua dissertação de 2018) para a linguagem dos quadrinhos, considerando como esses atos podem se configurar no jornalismo quadrinístico. A pesquisa permite concluir que Joe Sacco se utiliza amplamente dos dois tipos de atos, dando primazia a um ou a outro de acordo com exigências do formato em que trabalha, praticidades do processo produtivo, e preferências estilísticas sobre a obra. |
Abstract: | This dissertation intends to analyze matters of objectivity and subjectivity in comics journalism through analysis of two works by comics journalist Joe Sacco: Palestine and Journalism. With one of the works being a nonfiction book published by an independent comics publisher, and the other a collection of pieces done for different journalism companies, the dissertation proposes that it is possible to see in Sacco’s work different ways comics can create journalism, at times moving close to traditional structures, at other times proposing alternatives to them. This work will do a historical revision of the concept of “journalistic objectivity”, central for the understanding of decades of traditional journalism, and one of the matters of most notable distinction between Sacco’s works. There will also be a historical revision of the relationship between journalism and image: which image media have been prioritized in which historical moments, for which moments, and how have comics fared in that context. In the end, the dissertation will analyze both Sacco works, using an adaptation for the comics medium of the methodology Analysis of Objectification and Subjectification Acts, created by Mayara de Araújo in her 2018 dissertation. The research concludes that Joe Sacco amply uses both types of acts, preferring one or the other in accordance to the demands of the format he’s working on, practical matters of the production process, and stylistical preferences. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75476 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0009-0004-9046-6409 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0179983157166951 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-6801-4797 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6868794107118772 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_mxsilva.pdf | 28,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.