Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75453
Tipo: | TCC |
Título : | O impacto de experiências sensíveis-corporais na formação de professores(as) de educação física |
Título en inglés: | The impact of sensitive-bodily experiences on the training of Physical Education teachers. |
Autor : | Laurindo, Lucas Gabriel de Sousa |
Tutor: | Zylberberg, Tatiana Passos |
Palabras clave en portugués brasileño: | Corpo;Sensível;Educação Física;Experiência |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | LAURINDO, Lucas Gabriel de Sousa. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O corpo é um dos elementos de estudo da Educação Física. As experiências sensíveis-corporais são colocadas neste trabalho como experiências e vivências que promovem a compreensão do corpo para um espectro além do biológico e enxergar-sentir o corpo de uma forma sensível. Dessa forma, o presente estudo traz a temática do impacto das experiências sensíveis-corporais na formação inicial de professores(as) de Educação Física como justificativa de que é preciso abordar visões sobre o corpo além do biológico. O referencial teórico deste trabalho está dividido em três capítulos que abordam, respectivamente, as visões ocidentais e filosóficas de corpo, o corpo para a Educação Física no Brasil e a importância do corpo sensível para a atuação da Educação Física. Portanto, para desvelar esta temática, trago como objetivo geral identificar e analisar o impacto destas experiências na formação inicial e como objetivo específico defender a importância da existência das mesmas dentro do curso de Educação Física. Para tanto, o estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se por sua natureza qualitativa e sua abordagem fenomenológica. O público-alvo da pesquisa foram os estudantes de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará que ingressaram a partir do semestre 2019.1. Adotou-se como critério de inclusão ter cursado a Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação Física no Instituto de Educação Física e Esportes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas no formato de áudio. Em seguida, seguiu-se os momentos da análise fenomenológica da descrição, redução e compreensão. Estes momentos levaram às análise ideográfica e nomotética que desvelaram as experiências sensíveis-corporais vivenciadas, as visões de corpo antes e após ela, os impactos que tiveram na formação inicial e a importância destas na formação inicial. Esses impactos apareceram na forma como os(as) estudantes enxergavam o corpo e a sua atuação como professor. Dessa maneira, concluo que é imprescindível que haja na formação inicial de professores(as) de Educação Física experiências sensíveis de corpo que ampliem suas visões sobre o corpo para que eles não perpetuem padrões mecânicos e biológicos de corpo, rompendo com esses paradigmas. |
Abstract: | The body is one of the study elements of Physical Education. Sensitive-bodily experiences are considered in this work as experiences that promote the understanding of the body in a spectrum beyond the biological and see-feel the body in a sensitive way. Thus, the present study brings the theme of the impact of sensitive-bodily experiences in the initial training of Physical Education teachers as a justification for the need to address views on the body beyond the biological. The theoretical framework of this work is divided into three chapters that address, respectively, Western and philosophical views of the body, the body for Physical Education in Brazil and the importance of the sensitive body for the performance of Physical Education. Therefore, to reveal this theme, my general objective is to identify and analyze the impact of these experiences on initial training and as a specific objective to defend the importance of their existence within the Physical Education course. To this end, the study of this Course Completion Work is characterized by its qualitative nature and its phenomenological approach. The target audience for the research were students of the Degree in Physical Education at the Federal University of Ceará who entered from the 2019.1 semester onwards. The inclusion criterion was having studied the Philosophical Foundations of Physical Education at the Institute of Physical Education and Sports. The research was carried out through semi-structured interviews in audio format. Then followed the moments of phenomenological analysis of description, reduction and understanding. These moments led to idiographic and nomothetic analyzes that revealed the sensitive-corporeal experiences experienced, the views of the body before and after it, the impacts they had on initial training and the importance of these in initial training. These impacts appeared in the way students viewed their bodies and their role as a teacher. Therefore, I conclude that it is essential that there are sensitive body experiences in the initial training of Physical Education teachers that expand their views on the body so that they do not perpetuate mechanical and biological patterns of the body, breaking with these paradigms. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75453 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0009-0008-3044-2930 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0984604132813403 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lgslaurindo.pdf | 546,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.