Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75450
Tipo: TCC
Título : Mapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalização
Autor : Silva, Agatha Christine da
Oliveira, Paula Nayane Rodrigues de
Tutor: Campos, Marcos Antonio Almeida
Co-asesor: Magalhães, Patrick Anderson Martins
Palabras clave en portugués brasileño: Dança;Conteúdo;Instrumento;Escolas;Educação Física
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Agatha Christine da; OLIVEIRA, Paula Nayane Rodrigues de. Mapeando a dança nas escolas: conteúdo x instrumentalização. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa tem como objetivo mapear a inserção da dança em três escolas de Fortaleza (rede municipal, estadual e privada), dentro ou fora das aulas de Educação Física, observando sua aplicação como conteúdo ou como instrumento. A metodologia foi estruturada como uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa de caráter analítico-descritivo. O instrumento utilizado na pesquisa foi a entrevista semiestruturada direcionada a professores de Educação Física das escolas mencionadas. Participaram da coleta seis professoras, sendo duas da rede estadual, três da rede privada e uma da rede municipal. A análise dos dados provenientes das entrevistas foi efetuada com base na análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se que a dança está presente em alguns momentos nas aulas de Educação Física, porém na maioria dos casos é incorporada de maneira superficial, descontextualizada ou apenas de forma teórica, a prática dificilmente é explorada. Por outro lado, a dança sempre está presente nas festividades e eventos das escolas, que em alguns casos são o único contato dos alunos com esse conteúdo.
Abstract: The present research aims to map the integration of dance in three schools in Fortaleza (municipal, state, and private), whether within or outside Physical Education classes, observing its application as content or as an instrument. The methodology was structured as a field research with a qualitative analytical-descriptive approach. The instrument used in the research was a semi-structured interview directed at Physical Education teachers in the mentioned schools. Six teachers participated in the data collection, including two from the state network, three from the private network, and one from the municipal network. The analysis of data from the interviews was conducted based on content analysis. As a result, it was found that dance is present at certain moments in Physical Education classes; however, in most cases, it is incorporated in a superficial, decontextualized, or only theoretical manner, with practical application being rarely explored. On the other hand, dance is always present in school festivities and events, which in some cases are the only contact students have with this content.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75450
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_acsilva.pdf349,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.