Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75439
Tipo: TCC
Título : Os desafios da prática docente em Geografia na formação de um licenciando: do ensino presencial ao remoto
Autor : Luz, Carlos Eduardo Mendes
Tutor: Oliveira, Alexandra Maria de
Palabras clave en portugués brasileño: Estágio;Geografia;Escola;Professor;Ensino
Palabras clave en inglés: Internship;Geography;School;Teacher;Teaching
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : LUZ, Carlos Eduardo Mendes. Os desafios da prática docente em Geografia na formação de um licenciando: do ensino presencial ao remoto. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo abordar a vivência do autor a partir da sua chegada ao ensino superior até sua conclusão, passando por suas experiências dentro do curso de graduação em Geografia, como vivências em laboratórios, aulas de campo e estágios supervisionados, com o intuito de, a partir das reflexões geradas neste trabalho, conseguir aprofundar ainda mais seu conhecimento, além de despertar a didática pedagógica que é inerente a todo licenciado. A partir de revisões da literatura e dos relatórios de estágio supervisionado, assim como pesquisas em periódicos, legislações e relatos pessoais, este trabalho foi construído, de modo a trazer, tanto para o autor, como para a comunidade acadêmica, aspectos que caracterizam de fato, a formação de um licenciando em Geografia. Foi relatado principalmente a experiência adquirida nos estágios supervisionados, abordando as expectativas, dificuldades e os desafios enfrentados durante a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2) no ano de 2020, assim como também, os resultados obtidos durante esses estágios e os processos desenvolvidos ao longo da caminhada em um curso de Licenciatura.
Abstract: This work aims to address the author’s experience from his arrival at higher education to its conclusion, going through his experiences within the undergraduate course in Geography, as experiences in laboratories, field classes and supervised internships, In order to, from the reflections generated in this work, further deepen their knowledge, and awaken the pedagogical didactics that is inherent to every graduate. From literature reviews and supervised internship reports, as well as research in journals, legislation and personal reports, this work was built in order to bring, both to the author and to the academic community, aspects that characterize in fact the formation of a graduate in Geography. It was mainly reported the experience acquired in supervised internships, addressing the expectations, difficulties and challenges faced during the Pandemic of the new Coronavirus (COVID-19/SARS-CoV-2) in the year 2020, as well as the results obtained during these stages and the processes developed along the walk in a degree course.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75439
Lattes del autor: https://lattes.cnpq.br/3307126377479803
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1698-5436
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_cemluz.pdf17,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.