Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75428
Type: TCC
Title: Alice no país da educação : buscas por autonomia e autoconhecimento na trajetória de vida de uma licencianda de Ciências Biológicas
Title in English: Alice in the land of education: searches for autonomy and self-knowledge in the life trajectory of a Biological Sciences graduate
Authors: Andrade, Alice Manuela Teixeira
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords in Brazilian Portuguese : Autoconhecimento;Autonomia;Narrativa autobiográfica;Formação docente;Trajetórias de vidas
Keywords in English : Self-knowledge;Autonomy;Autobiographical narrative;Teacher training;Life trajectories
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Issue Date: 2023
Citation: ANDRADE, Alice Manuela Teixeira. Alice no país da educação: buscas por autonomia e autoconhecimento na trajetória de vida de uma licencianda de Ciências Biológicas. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste presente Trabalho de Conclusão de Curso, o qual utiliza o método de narrativa autobiográfica, a autora revisita as experiencias de vida e a importância destas para sua formação docente. Dessa forma, tem como objeto de estudo as vivências que levaram ao autoconhecimento e autonomia guiando um processo de emancipação e construção de propósito que ocorreram desde a educação básica até a criação deste trabalho, no final da graduação. Dentre os objetivos estão: descrever as experiências em que a autonomia e o autoconhecimento estiveram presentes e que promoveram reflexões importantes para a futura docente, dialogando com autores que tenham enfoque semelhante. Ademais, ampliar as perspectivas de formação docente provenientes de um viés autobiográfico. O percurso metodológico foi feito a partir do relato das experiências vividas, interpretando o significado destas na trajetória da autora e analisando os momentos chave que levaram até o presente trabalho. Por conseguinte, a fundamentação teórica é embasada em Lani-Bayle (2008), Josso (2008), entre outros autores, com justificativa do uso deste método de narrativa, objetivando valorizar as pesquisas que envolvem os sujeitos da própria pesquisa, enfatizando a importância destas para o campo da educação. Através da interação entre as diferentes experiências narradas e os autores escolhidos, torna-se evidente a importância das vivências em todos os aspectos da educação superior, destacando também o significado da opção pela carreira docente no contexto atual do sistema educacional brasileiro.
Abstract: In this present Course Completion Work, which uses the autobiographical narrative method, the author revisits life experiences and their importance for her teaching training. In this way, its object of study is the experiences that led to self-knowledge and autonomy as a tool for emancipation and purpose that occurred from basic education until the creation of this work, at the end of graduation. Among the objectives are: to describe the experiences in which autonomy and self-knowledge were present and which promoted important reflections for the future teacher, dialoguing with authors who have a similar focus. Furthermore, broaden the perspectives of teacher training from an autobiographical bias. The methodological path was based on the report of lived experiences, interpreting their meaning in the author's trajectory and analyzing the key moments that led to the present work. Therefore, the theoretical foundation is based on Lani-Bayle (2008), Josso (2008), among other authors, justifying the use of this narrative method, aiming to value research that involves the subjects of the research itself, emphasizing the importance of these for the field of education. Through the interaction between the different experiences narrated and the chosen authors, the importance of experiences in all aspects of higher education becomes evident, also highlighting the meaning of choosing a teaching career in the current context of the Brazilian educational system.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75428
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375361396954692
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1970606943345955
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_amtandrade.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.