Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75422
Tipo: TCC
Título : A importância da educação física escolar: inquietações a partir da autoetnografia performática
Título en inglés: The importance of school phycial education: concerns based on performative autoethnography
Autor : Cruz, Gabrielle Nogueira Carneiro
Tutor: Zylberberg, Tatiana Passos
Palabras clave en portugués brasileño: Educação física escolar;Desinteresse;Autoetnografia
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : CRUZ, Gabrielle Nogueira Carneiro. A importância da educação física escolar: inquietações a partir da autoetnografia performática. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho de autoetnografia performática problematiza a importância da disciplina Educação Física (EF) na Educação Básica a partir da narração de uma docente em formação que, em sua vida foi uma aluna presente-ausente-presente nas aulas de Educação Física na escola, demonstrando completo desinteresse. Relacionando a sua vida com o mundo da dança, revela a proximidade com o mexer-se a partir de “Cinco Atos”, caracterizando momentos, experiências vividas e não vividas que a fizeram chegar até o presente momento: formanda de Licenciatura em Educação Física. Trazendo questões como “como intervir com estudantes que se autoexcluem por quererem ficar de fora?” e “por que isso acontece na disciplina de EF e não em outras disciplinas?”. O desfecho contempla três cartas indagadoras e, ao mesmo tempo inspiradoras, para diferentes atores do contexto escolar: estudantes, professores(as) e gestão, convidando-os(as) às transformações quanto ao interesse pela disciplina de Educação Física.
Abstract: This work of performative autoethnography problematizes the importance of the Physical Education (PE) discipline in Basic Education based on the narration of a teacher in training who, in her life, was a present-absent-present student in Physical Education classes at school, demonstrating complete disinterest. Relating her life with the world of dance, she reveals the proximity to moving from “Five Acts”, characterizing moments, lived and unlived experiences that led her to reach this moment: graduating from a Degree in Physical Education. Raising questions such as “how to intervene with students who self-exclude because they want to stay out of it?” and “why does this happen in the PE subject and do not in other subjects?”. The outcome includes three inquiring and, at the same time, inspiring letters to different active parts in the school context: students, teachers and management, inviting them to transformations in terms of interest in the subject of Physical Education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75422
ORCID del tutor: https://orcid.org/0009-0008-3044-2930
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0984604132813403
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_gnccruz.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.