Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75421
Tipo: TCC
Título : Análise de usabilidade de sistemas de pedidos online: estudo de caso Facilivery
Autor : Pereira, Gabriel Barros
Tutor: Vieira, Roberto Cesar Cavalcante
Palabras clave en portugués brasileño: Usabilidade;Design de interfaces;Experiência do usuário;Sistemas de pedidos
Palabras clave en inglés: Usability;interface design;User experience;Order management systems
Fecha de publicación : 2023
Citación : PEREIRA, Roberto Cesar Cavalcante. Análise de usabilidade de sistemas de pedidos online : estudo de caso Facilivery. 2023. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Curso de Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo analisa a usabilidade de interfaces de sistemas de pedidos. É envolvida, também, a avaliação da experiência do usuário, o design de interfaces e as heurísticas de Nielsen. A metodologia utilizada envolve a coleta de dados por comparação de interfaces de sistemas similares para obter os pontos fortes e fracos dos sistemas encolhidos. A metodologia principal desse projeto é a de Jesse James Garrett, a qual é desenvolvida centrada no usuário, pois a experiência do usuário é de extrema importância para o sucesso de um produto ou sistema. É uma das metodologias mais sólidas para a concepção de interfaces. Foi possível identificar, com a análise de similares, alguns pontos fortes e pontos de melhorias nas interfaces analisadas, em especial, do sistema Facilivery. Ele é utilizado como estudo de caso, tendo como objetivo sugerir soluções que aprimorem a usabilidade da interface e desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade que ajude a melhorar a experiência do usuário ao utilizar o Facilivery. Foi realizada uma validação desse trabalho por meio de testes de usabilidade com usuários. Ao fim, os testes ajudaram a melhorar a interface proposta, foi realizada uma atualização da interface a partir das respostas recebidas nos testes com usuários
Abstract: The present study analyzes the usability of ordering system interfaces. It also involves the evaluation of user experience, interface design, and Nielsen’s heuristics. The methodology used includes data collection through the comparison of interfaces from similar systems to identify strengths and weaknesses of the selected systems. The primary methodology employed in this project is that of Jesse James Garrett, which is developed with a focus on the user because user experience is of paramount importance for the success of a product or system. It is one of the most robust methodologies for interface design. Through the analysis of similar systems, it was possible to identify strengths and areas for improvement in the analyzed interfaces, especially in the case of the Facilivery system. It is used as a case study with the aim of proposing solutions to enhance the usability of the interface, along with the development of a high-fidelity prototype to improve the user experience with Facilivery. The work was validated through usability tests with users, and the feedback from these tests contributed to refining the proposed interface
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75421
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2836675139300010
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8887946636921401
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DESIGN - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_gbpereira.pdf38,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.