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Tipo: TCC
Título: Cara a cara com cientistas: educação ambiental e divulgação científica na costa semiárida brasileira
Título em inglês: Face to face with scientists: environmental education and scientific dissemination on the semi-arid coast Brazilian
Autor(es): Leite, Letícia Borges
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave em português: Ensino-aprendizagem;Prática pedagógica;Sistemas socioecológicos costeiros;Sequência Didática
Palavras-chave em inglês: Teaching and learning;Pedagogical practice;Coastal socio-ecological systems;Didatic Sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2023
Citação: LEITE, Letícia Borges. Cara a cara com cientistas: educação ambiental e divulgação científica na costa semiárida brasileira. 2023. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A costa semiárida brasileira é uma zona costeira tropical e, portanto, um ambiente de grande importância devido a sua rica biodiversidade e alta produtividade. Devido às mudanças ambientais do Antropoceno, os sistemas socioecológicos costeiros têm sido afetados muito intensa e rapidamente. Nesse contexto, a educação ambiental e a divulgação científica são práticas essenciais para o desenvolvimento das sociedades. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como uma sequência didática pode auxiliar cientistas e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em uma atividade de educação ambiental e divulgação científica intitulada "Cara a Cara com Cientistas", realizada pelo Programa Ecológico de Longa Duração Costa Semiárida do Brasil (PELD CSB). A sequência didática sobre o tema "Conhecendo a costa semiárida: dos microrganismos ao homem" ocorreu em duas etapas. Primeiro, um circuito de miniaulas, realizadas por cientistas do PELD CSB, para estudantes do ensino fundamental. Em seguida, houve uma aula de campo na Trilha Ecológica do Rio Pacoti, guiada pelos monitores do PEAM para esses mesmos estudantes. Com os cientistas foi realizada uma coleta de dados a partir de dois questionários: (1) um prévio para entender suas dificuldades e para auxiliá-los no planejamento das miniaulas; (2) e um posterior para saber a percepção deles em relação ao planejamento e execução da atividade. Já com os estudantes, a coleta de dados foi feita em três etapas, nas quais eles produziram desenhos: antes e após o circuito de miniaulas, e após a aula de campo. A partir disso, para os questionários foi feita Análise de Conteúdo, e quanto aos desenhos foi feita análise interpretativa de signos. Com isso, o presente trabalho cumpriu seus objetivos. Para os estudantes, proporcionou a construção de uma aprendizagem significativa sobre o manguezal e estuário em uma perspectiva socioambiental. Já para os cientistas, aprimorou a prática de elaboração e execução das miniaulas, o que agregou ao Cara a Cara com Cientistas um caráter formativo para esses educadores ambientais e divulgadores de ciência.
Abstract: Brazil's semi-arid coast is a tropical coastal zone and therefore an environment of great importance due to its rich biodiversity and high productivity. Due to the environmental changes of the Anthropocene, coastal socio-ecological systems have been affected very intensely and rapidly. In this context, environmental education and scientific dissemination are essential practices for the development of societies. The general aim of this work is to analyse how a didactic sequence can help scientists and students in the teaching-learning process in an environmental education and science dissemination activity entitled "Face to Face with Scientists", carried out by the Long-Term Ecological Programme for the Semi-Arid Coast of Brazil (PELD CSB). The didactic sequence on the theme "Getting to know the semi-arid coast: from microorganisms to man" took place in two stages. Firstly, a circuit of mini-lectures, given by PELD CSB scientists, for primary school students. Then there was a field lesson on the Pacoti River Ecological Trail, guided by PEAM monitors for these same students. Data was collected from the scientists using two questionnaires: (1) one beforehand to understand their difficulties and to help them plan the mini-classes; (2) and one afterwards to find out their perception of the planning and execution of the activity. With the students, data was collected in three stages, in which they produced drawings: before and after the mini-class circuit, and after the field lesson. Content analysis was then carried out on the questionnaires and interpretative sign analysis was carried out on the drawings. This work has thus fulfilled its objectives. For the students, it provided meaningful learning about mangroves and estuaries from a socio-environmental perspective. For the scientists, it improved their practice in preparing and carrying out mini-classes, which gave Cara a Cara com Cientistas a formative character for these environmental educators and science communicators.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75417
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5964165127429630
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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