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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75401
Tipo: | TCC |
Título : | Caracterização da variabilidade construtiva de revestimentos asfálticos densos em obras rodoviárias cearenses |
Autor : | Sena, Euller Loiola |
Tutor: | Ferreira, Jorge Luis Santos |
Palabras clave en portugués brasileño: | variabilidade;controle de qualidade;pavimentação asfáltica;concreto asfáltico |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SENA, Euller Loiola. Caracterização da variabilidade construtiva de revestimentos asfálticos densos em obras rodoviárias cearenses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75401. Acesso em: |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa direcionou-se à análise estatística da variabilidade construtiva nas camadas de revestimento em concreto asfáltico em quatro obras rodoviárias já concluídas no estado do Cear·. No contexto nacional, os procedimentos DNER-PRO 277/97 e DNIT 031/2006 estabelecem diretrizes para o controle estatístico de obras e serviços e para a produção de misturas asfálticas densas, respectivamente. Os parâmetros investigados foram o teor de betume, o Grau de Compactação (GC) e a porcentagem passante na peneira N°200. A abordagem envolveu a caracterização estatística dos dados, a investigação da hipótese de normalidade comumente assumida pela normatização vigente e a avaliação da variabilidade dos parâmetros ao longo das diversas etapas da obra. Os resultados indicaram não conformidade, na maioria dos parâmetros, com uma distribuição normal. Desse modo, faz-se necessário investigações futuras, se h· impactos significativos, no que concerne a não normalidade dos dados na avaliação rodoviária, haja vista que a norma DNER-PRO 277/97 adota estatísticas paramétricas. Destaca-se que a peneira N°200 apresentou as maiores variações em relação ao Coeficiente de Variação, mas ainda com valores abaixo de 25%. Esse fato, È destacado provavelmente, pela variabilidade congênita resultante do processo de britagem. Além disso, o GC apresentou maior variabilidade fora dos limites especificados de projeto. A análise qualitativa evidenciou descontinuidades e variações não sistemáticas ao longo do tempo, influenciadas por fatores como condições climáticas e procedimentos operacionais. A análise quantitativa revelou variações entre obras e semestres, apontando para um controle de processo pouco controlado, com uma tendência à redução ao longo das medições, embora alguns casos apresentassem aumento no fim do período analisado. Destaca-se a impossibilidade de avaliar os revestimentos de concretos asfálticos segundo os métodos tradicionais da indústria, a qual tem uma produção com ritmo contínuo e controlado. Esses resultados contribuem para uma compreensão abrangente da variabilidade construtiva em obras rodoviárias, fornecendo compreensões valiosas para ajustes práticos e orientando futuras investigações. |
Abstract: | The present research focused on the statistical analysis of construction variability in asphalt concrete pavement layers in four completed road projects in the state of Cear·, Brazil. Nationally, the procedures DNER-PRO 277/97 and DNIT 031/2006 establish guidelines for statistical control of construction and services and for asphalt mixture production, respectively. The investigated parameters included binder content, degree of compaction, and percentages passing through sieve No. 200. The approach involved statistical characterization of the data, investigation of the normality assumption commonly assumed by current standards, and assessment of parameter variability throughout different stages of the construction. The results indicated non-compliance, in most parameters, with a normal distribution. Therefore, future investigations are necessary to assess potential significant impacts of data non-normality in road assessment, given that DNER-PRO 277/97 adopts parametric statistics. It is noteworthy that sieve No. 200 showed the highest variations in Coefficient of Variation, yet still below 25%, likely due to its inherent nature in the crushing process. Additionally, GC exhibited higher variability outside specified project limits. Qualitative analysis revealed discontinuities and non-systematic variations over time, influenced by factors such as weather conditions and operational procedures. Quantitative analysis showed variations between projects and semesters, indicating a poorly controlled process with a tendency to decrease over measurements, although some cases showed an increase towards the end of the analyzed period. It is emphasized that the assessment of asphalt concrete pavements cannot follow traditional industry methods, which have a continuous and controlled production pace. These results contribute to a comprehensive understanding of construction variability in road projects, providing valuable insights for practical adjustments and guiding future investigations. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75401 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
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