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Tipo: TCC
Título : Quais os conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico-motora?
Título en inglés: Which knowledge do gymnastics coaches have to intervene with individuals with physical-motor disabilities?
Autor : Ramos, Ivna Liana Lima
Tutor: Simim, Mário Antônio de Moura
Palabras clave en portugués brasileño: Treinadores;Ginástica;Deficiência físico-motora
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : RAMOS, Ivna Liana Lima. Quais os conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico-motora? 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Nosso objetivo foi identificar quais conhecimentos que treinadores de ginástica têm para intervir com pessoas com deficiência físico motora (DFM). Participaram seis treinadores de ginástica rítmica e artística, que responderam a um questionário eletrônico com questões relacionadas a condições de deficiência, adaptações e metodologias de ensino. A maioria dos participantes (n = 5; 83%) auto-avaliou-se como pouco preparado para intervir com pessoas com DFM. Além disso, os principais desafios dos treinadores são o conhecimento específico sobre a deficiência, a individualização e adaptação do ensino. As adaptações e estratégias sugeridas pelo grupo de participantes com experiência (n = 2; 33,3%) com praticantes de ginástica com DFM foram superficiais, mas ainda foram mais aplicáveis que as sugeridas pela maioria dos participantes sem essa experiência (n = 3; 50%). Concluímos que treinadores e professores de ginástica têm conhecimentos insuficientes para intervir com pessoas com DFM, principalmente em relação às questões específicas sobre deficiência e a elaboração de adaptações.
Abstract: Our aim was to identify what knowledge gymnastics coaches have in order to intervene with people with physical-motor disabilities (PMD). Six rhythmic and artistic gymnastics coaches answered an electronic questionnaire with questions related to disability conditions, adaptations and teaching methodologies. The majority of the participants (n = 5; 83%) rated themselves as poorly prepared to intervene with people with PMD. In addition, the coaches' main challenges are related to specific knowledge about the disability, individualization and adaptation of teaching. The adaptations and strategies suggested by the group of participants with experience with gymnasts with PMD (n = 2; 33,3%) were superficial, but were still more applicable than those suggested by the majority of participants without this experience (n = 3; 50%). We conclude that gymnastics coaches have insufficient knowledge to intervene with people with PMD, especially in relation to specific disability knowledge and the development of adaptations.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75379
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-4659-8357
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2506744061310311
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

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