Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75363
Tipo: TCC
Título : Explorando parasitoses com ludicidade: narrativas de um ensino evolvente no âmbito do Programa Residência Pedagógica
Título en inglés: Exploring parasitoses with play: narratives of a teaching evolving under the scope of the Pedagogical Residence Program
Autor : Barata, Samuel Madeira
Tutor: Feitosa, Raphael Alves
Palabras clave en portugués brasileño: Estratégias lúdicas;Ensino de Biologia;Formação de Professores
Palabras clave en inglés: Playful strategies;Teaching Biology;Teacher Education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : BARATA, Samuel Madeira. Explorando parasitoses com ludicidade: narrativas de um ensino evolvente no âmbito do Programa Residência Pedagógica. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A utilização de metodologias lúdicas no contexto educacional, sobretudo na infância, desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Este trabalho se concentra no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de parasitoses, com o propósito de tornar o processo de ensino mais envolvente e eficiente. Objetivou-se refletir sobre as experiências vivenciadas durante a residência pedagógica, com foco na utilização de estratégias lúdicas para o ensino de doenças parasitárias.. Para atingir esse objetivo, foram realizadas buscas de referencial teórico que fundamentassem a pesquisa. Além disso, foram produzidas desessete narrativas que refletiam a realidade observada na sala de aula da escolacampo da residência. A análise autobiográfica foi empregada para processar todas as narrativas referentes ao período compreendido entre 31 de janeiro e 27 de junho de 2023. Os resultados incluíram discussões sobre as reflexões provenientes das narrativas e sobre a utilização de métodos lúdicos, como jogo de completar imagem, paródia do jogo da memória, adivinhação de doeças pelas imagens dos transmissores, tudo isso utilizando o embasamento teórico previamente referenciado. A partir dessa avaliação, pode-se concluir que em uma síntese abrangente do conteúdo relatado, foi evidenciando uma resposta positiva ao objetivo preconizado. No entanto, foram apontados temas adicionais que merecem ser abordados na mesma temática, como parasitoses provenientes de platelmintos e nematelmintos, indicando possíveis direções para pesquisas futuras.
Abstract: The use of playful methodologies in the educational context, especially in childhood, plays a crucial role in the comprehensive development of children and adolescents. This work focuses on the development of didactic strategies in the teaching of parasitic diseases, with the purpose of making the teaching process more engaging and efficient. The objective was to reflect on the experiences lived during the pedagogical residency, with a focus on the use of playful strategies for the teaching of parasitic diseases. To achieve this goal, searches for theoretical references that would underpin the research were conducted. In addition, seventeen narratives reflecting the reality observed in the classroom of the residency field school were produced. Autobiographical analysis was employed to process all narratives related to the period between January 31 and June 27, 2023. The results included discussions on reflections arising from the narratives and the use of playful methods, such as completing image games, a parody of the memory game, guessing diseases based on images of transmitters, all using the previously referenced theoretical framework. From this evaluation, it can be concluded that in a comprehensive synthesis of the reported content, a positive response to the stated objective was evident. However, additional themes were identified that deserve to be addressed in the same context, such as parasitic diseases caused by flatworms and nematodes, indicating possible directions for future research.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75363
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7806910288874109
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1488422394078457
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_smbarata.pdf348,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.