Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75341
Type: Dissertação
Title: Do ensino presencial para o ensino remoto: COVID-19 e o cenário de transição na Casa de Cultura Hispânica da UFC em 2020
Authors: Silva, Liz Sánchez Rios
Advisor: Viana, Tania Vicente
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino remoto;Ferramentas digitais;Pandemia
Keywords in English : Enseñanza remota;Pandemia;Estrategias de enseñanza;Herramientas digitales
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, Liz Sanchez Rios. Do ensino presencial para o ensino remoto: COVID-19 e o cenário de transição na casa de Cultura Hispânica da UFC em 2020. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em 2020, o mundo sofreu a maior tragédia epidemiológica desde a Gripe Espanhola (2018- 2020). A rotina de nossas vidas foi alterada por causa da necessidade de manutenção de um rigoroso protocolo sanitário. Ante o potencial de transmissibilidade e fatalidade da doença, as autoridades competentes foram obrigadas a suspender as aulas presenciais em todos os níveis de ensino. Contudo, a Educação não podia continuar imobilizada. As instituições de ensino precisavam retornar a suas atividades. Assim, seguindo a tendência das universidades, a Universidade Federal do Ceará (UFC) baixou diretrizes gerais para a elaboração de estratégias educacionais emergenciais e temporárias para minimizar os efeitos da pandemia, que envolviam replanejar e adequar as aulas a um formato de ensino que pudesse ser ministrado de forma remota. Nesse contexto extraordinário, a Casa de Cultura Hispânica (CCH) da UFC teve que se mobilizar para cumprir seu papel institucional, que cobrou ações inéditas e envolveu fatores técnicos e emocionais na atuação dos professores da Casa para ativar seus cursos virtualmente. Este trabalho visa pesquisar esse processo, cujo objetivo geral é investigar as estratégias de ensino adotadas pelos professores para adaptar as aulas presenciais ao ensino remoto. De modo específico, objetiva identificar as ferramentas digitais usadas, conhecer as dificuldades e colher lições aprendidas, bem como fazer registro desse momento histórico pelo qual passou a CCH. Esta pesquisa é um estudo do caso da problemática específica dos professores da CCH da UFC. É também de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. A amostra é intencional e engloba os professores e alunos da CCH que participaram efetivamente do processo de transição das aulas presenciais às aulas virtuais no ano de 2020, em um total de vinte sujeitos, sendo cinco docentes e quinze discentes. Para efeito de análise, fez-se uma descrição dos momentos angustiantes pelos quais passaram os professores por causa da pandemia e, assim mesmo, tiveram que se manter firmes no seu propósito de ensinar: tomar decisões e elaborar estratégias adequadas para a melhor aprendizagem de seus alunos. Coletaram-se depoimentos de professores e alunos, por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais constam as suas impressões quanto às ferramentas escolhidas, as estratégias efetivadas, as dificuldades encontradas no ensino remoto e as implicações motivacionais. E finalmente, apresentam-se os números oficiais que comprovam a manutenção do vínculo dos alunos com a CCH e as boas práticas que ajudaram as aulas remotas a se tornarem mais atrativas e eficientes e que, por isso, os professores continuam usando-as combinadas com as aulas presenciais para desenvolver determinadas habilidades comunicativas e propiciar um ensino mais diversificado, flexível e interativo.
Abstract: En 2020, el mundo sufrió la mayor tragedia epidemiológica desde la Gripe Española (2018- 2020). La rutina de nuestras vidas cambió a causa de la necesidad de mantener el protocolo sanitario. Ante el potencial de transmisibilidad y letalidad de la enfermedad, las autoridades competentes se vieron obligadas a suspender las clases presenciales en todos los niveles educativos. Sin embargo, la Educación no podía permanecer inmovilizada. Las instituciones educativas necesitaban volver a sus actividades. Por lo tanto, siguiendo la tendencia de las universidades, la Universidad Federal de Ceará (UFC) emitió directrices generales para el desarrollo de estrategias educativas de emergencia y temporales para minimizar los efectos de la pandemia, lo que implicó replanificar y adaptar las clases a un formato de enseñanza que pudiera impartirse de forma remota. En este extraordinario contexto, la Casa de Cultura Hispánica de la UFC tuvo que movilizarse para cumplir con su rol institucional, que requirió acciones sin precedentes e involucró factores técnicos y emocionales en el desempeño de los docentes de la Casa para activar sus cursos de manera virtual. Este trabajo pretende investigar este proceso, cuyo objetivo general es investigar las estrategias didácticas adoptadas por los docentes para adaptar las clases presenciales a la enseñanza remota. Específicamente, se pretende identificar las herramientas digitales utilizadas, comprender las dificultades y recoger las lecciones aprendidas, así como registrar este momento histórico por el cual pasó la CCH. Esta investigación es un estudio de caso de los problemas específicos de los profesores de la CCH de la UFC. Es una investigación aplicada y de enfoque cualitativo. La muestra es intencional y abarca a los docentes y estudiantes de la CCH que participaron efectivamente en el proceso de transición de las clases presenciales a las clases virtuales en el año 2020, en un total de 20 sujetos, siendo cinco profesores y quince alumnos. Para efectos de análisis, se realizó una descripción de los momentos angustiosos que atravesaron los docentes debido a la pandemia y, aun así, debieron mantenerse firmes en su propósito de enseñar: tomar decisiones y elaborar estrategias adecuadas para el mejor aprendizaje de sus estudiantes. Se recogieron testimonios de docentes y estudiantes a través de entrevistas semiestructuradas, en las cuales constan sus impresiones sobre las herramientas elegidas, las estrategias implementadas, las dificultades encontradas en la enseñanza remota y las implicaciones motivacionales. Por último, se presentan los números oficiales que demuestran el mantenimiento del vínculo de los estudiantes con la CCH y las buenas prácticas que ayudaron a que las clases remotas fueran más atractivas y eficientes y que, por ello, los docentes sigan utilizándolas combinadas con las
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75341
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8069736869575814
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1749-6466
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8414664745533930
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_lsrsilva.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.