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Tipo: TCC
Título: As práticas de marketing em produtos e serviços informacionais das bibliotecas
Autor(es): Nascimento, Ana Camila Abreu do
Orientador: Farias, Gabriela Belmont de
Palavras-chave em português: Práticas de marketing;Marketing em bibliotecas;Produtos e serviços informacionais
Palavras-chave em inglês: Marketing practices;Marketing in libraries;Information products and services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Ana Camila Abreu do. As práticas de marketing em produtos e serviços informacionais das bibliotecas. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A ampliação do uso das redes sociais e a criação de perfis profissionais e institucionais vem crescendo exponencialmente. Durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19, a criação desses perfis sofreu um grande boom, e houve um aumento na criação de contas de diferentes tipos de bibliotecas, visando estabelecer um canal comunicacional rápido e efetivo com seus usuários durante esse período em que essas unidades não estavam recebendo visitas, assim foi possível notar como essas bibliotecas passaram a se comunicar com seus usuários online, a desenvolver uma identidade visual em seus perfis e a aderir ao uso de práticas de marketing. Através dessa temática, estabeleceu-se objetivo geral de refletir sobre o uso das práticas de marketing como ferramenta de divulgação dos serviços e produtos das bibliotecas através de seus perfis na rede social Instagram, assim como os objetivos específicos de analisar uso das práticas de marketing e de marketing digital na divulgação dos serviços e produtos de bibliotecas, apresentar o alcance comunicacional que as práticas de marketing e de marketing digital nas redes sociais possui em relação à sua comunidade de interesse e descrever as formas que as práticas de marketing e de marketing digital podem ser aplicadas para promoção e divulgação dos serviços e produtos oferecidos por estas unidades de informação. O presente trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo onde foram reunidos e analisados dados sobre o uso das práticas de marketing e de marketing digital na divulgação de produtos e serviços no perfil de bibliotecas na rede social Instagram pelas seguintes bibliotecas: Biblioteca de Ciências Humanas (BCH), Biblioteca do Museu de Arte da UFC (BMAUC) e Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC), todas estas unidades pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SiBi-UFC). As técnicas de coleta de dados escolhidas foram: aplicação de entrevista com os bibliotecários responsáveis por suas respectivas redes e análise de seus perfis no Instagram. A metodologia escolhida para análise dos dados foi a análise de conteúdo. Por meio dos dados analisados, foi possível concluir que o uso das práticas de marketing e o uso das redes sociais podem ser grandes aliados dos bibliotecários na divulgação dos produtos e serviços ofertados pelas bibliotecas, além desse fator podem-se identificar os desafios que esses profissionais encontram na gestão dessas redes.
Abstract: The expansion of the use of social networks and the creation of professional and institutional profiles has been growing exponentially. During the period of social isolation, caused by the COVID-19 pandemic, the creation of these profiles underwent a great boom, and there was an increase in the creation of accounts for different types of libraries, aiming to establish a fast and effective communication channel with their users during During this period when these units were not receiving visits, it was possible to notice how these libraries began to communicate with their users online, to develop a visual identity in their profiles and to adhere to the use of marketing practices. Through this theme, a general objective was established to reflect on the use of marketing practices as a tool for disseminating library services and products through their profiles on the social network Instagram, as well as the specific objectives of analyzing the use of marketing practices and of digital marketing in the dissemination of library services and products, present the communicational reach that marketing practices and digital marketing on social networks have in relation to their community of interest and describe the ways that marketing and digital marketing practices can be applied for the promotion and dissemination of services and products offered by these information units. The present work is a qualitative, exploratory-descriptive research where data on the use of marketing and digital marketing practices in the dissemination of products and services on the profile of libraries on the social network Instagram by the following libraries were gathered and analyzed: Human Sciences Library (BCH), UFC Museum of Art Library (BMAUC) and Faculty of Economics, Administration, Actuary and Accounting Library (BFEAAC), all these units belonging to the Library System of the Federal University of Ceará (SiBi- UFC). The chosen data collection techniques were: application of interviews with librarians responsible for their respective networks and analysis of their profiles on Instagram. The methodology chosen for data analysis was content analysis. Through the analyzed data, it was possible to conclude that the use of marketing practices and the use of social networks can be great allies of librarians in the dissemination of products and services offered by libraries, in addition to this factor, one can identify the challenges that these professionals face. found in the management of these networks.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75325
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
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