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Tipo: Dissertação
Título: Instituições públicas de ensino superior do Amapá no contexto da pandemia da Covid-19: iniciativas e parcerias por meio da governança colaborativa
Autor(es): Pinheiro Júnior, Luiz Augusto dos Santos
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave em português: Governança colaborativa;Processo colaborativo;Pandemia
Palavras-chave em inglês: Collaborative governance;Public institutions of higher education;Pandemic;Collaborative process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: PINHEIRO JÚNIOR, Luiz Augusto dos Santos. Instituições públicas de ensino superior do Amapá no contexto da pandemia da Covid-19: iniciativas e parcerias por meio da governança colaborativa. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Em meados de 2020 tornou-se conhecido no Brasil o Covid-19, diante do cenário provocado mostrou-se necessário o auxílio mútuo entre atores sociais e Estado para que se pudesse alcançar uma desaceleração do contágio, foi nesta contextualização, que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) revelaram sua importância, com auxílio dos entes federativos, e fortaleceu-se um modelo de colaboração que a doutrina convencionou-se em chamar de “Governança Colaborativa”. Um tipo de colaboração que possui características próprias, e no Estado do Amapá evidenciou-se o seu fortalecimento, a partir de indícios em documentos públicos e disponibilizados pelos envolvidos em ações colaborativas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os construtos teóricos para configuração de uma governança colaborativa estabelecidas por Kellas (2010), e Ansell e Gash (2007) nas colaborações realizadas no contexto da pandemia da covid-19, entre o governo e as instituições públicas de ensino superior do Estado do Amapá. A fundamentação teórica discorre aspectos sobre as origens históricas da Governança Colaborativa, e sua definição, bem como os modelos e os construtos teóricos de governança colaborativa. Trata-se de estudo de natureza aplicada, do tipo descritiva e com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa de campo, bibliográfica e documental, mediante documentos secundários oriundos dos portais dos stakeholders (partes interessadas), com a finalidade de identificação de possíveis colaborações estabelecidas entre as instituições públicas de ensino superior e as partes interessadas no contexto da pandemia, bem como entrevista com os participantes do processo colaborativo por meio de aplicação de questionário com perguntas discursivas. Buscou-se com esta pesquisa identificar a partir dos construtos teóricos estabelecido por Ansell e Gash (2008) e os construtos estabelecidos por Kellas (2010) a configuração da governança colaborativa entre as IES Públicas do Estado do Amapá e partes interessadas como entes federativos e atores sociais, bem como as entidades do terceiro setor e a sociedade no Estado, assim como constatar os resultados obtidos e dificuldades encontradas na implementação de ações colaborativas. Com o resultado, verificou-se que das três ações analisadas (Qualifica Mais Progredir –Ifap, Disponibilização de Leitos no Hospital Universitário ao Governo do Amapá-Unifap e Amapá Jovem Universitário – Ueap) apenas o programa Qualifica Mais Progredir atendeu aso construto teóricos para configuração da Governança Colaborativa, foi produzido conhecimentos que contribuíram para o incremento e o aprimoramento das formas de atuação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Amapá, bem como o aperfeiçoamento da Governança Colaborativa no Estado.
Abstract: At the beginning of 2020, Covid-19 became known in Brazil, given the scenario caused, mutual assistance between social actors and the State was necessary so that a slowdown in contagion could be achieved. It was in this context that Public Institutions of Higher Education (HEI) revealed its importance, with the help of federative entities, and a model of collaboration was strengthened, which the doctrine agreed to call “Collaborative Governance”. A type of collaboration that has its own characteristics, and in the State of Amapá its strengthening was evident, based on statements in public documents and made available by those involved in collaborative actions. Thus, this research aimed to analyze the theoretical constructs for the configuration of a conditional collaborative governance by Kellas (2010), and Ansell and Gash (2007) in the collaborations carried out in the context of the covid-19 pandemic, between the government and institutions public higher education institutions in the State of Amapá. The theoretical foundation discusses the historical origins of Collaborative Governance, and its definition, as well as the models and theoretical constructs of collaborative governance. This is an applied study, descriptive and with a qualitative approach. As for the technical data collection procedures, it is characterized as field, bibliographic and documentary research, using secondary documents originating from stakeholder portals (interested parties), with the purpose of identifying possible collaborations established between public higher education institutions and interested parties in the context of the pandemic, as well as interviews with participants in the collaborative process through the application of a questionnaire with discursive questions. This research sought to identify, based on the theoretical constructs established by Ansell and Gash (2008) and the constructs established by Kellas (2010), the configuration of collaborative governance between Public Heis in the State of Amapá and interested parties such as federative entities and actors social institutions, as well as third sector entities and society in the State, as well as verifying the results obtained and difficulties encountered in the implementation of collaborative actions. With the result, it was verified that of the three actions analyzed (Qualifica Mais Progredir – Ifap, Availability of Beds at the University Hospital to the Government of Amapá-Unifap and Amapá Jovem Universitário – Ueap) only the Qualifica Mais Progredir program met the theoretical construct for configuration of Collaborative Governance, knowledge was produced that contributed to the increase and improvement of the ways in which Public Higher Education Institutions in Amapá operate, as well as the improvement of Collaborative Governance in the State.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75306
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8320191602617806
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8199-7935
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5012570076716704
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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