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Tipo: TCC
Título: Produção de materiais autorais digitais educacionais como ferramenta auxiliar na aprendizagem de Biologia no Ensino Médio
Título em inglês: Production of educational digital authorial materials as an auxiliary tool in learning Biology in High school
Autor(es): Meneses, Victor Braz de
Orientador: Lobo, Marina Duarte Pinto
Palavras-chave em português: Estudo de Biologia;Tecnologias digitais;Metodologias ativas;Tecnodocência;Educação
Palavras-chave em inglês: Biology study;Digital technologies;Active methodologies;Technodocence;Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2023
Citação: MENESES, Victor Braz de. Produção de materiais autorais digitais educacionais como ferramenta auxiliar na aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2023.
Resumo: A busca por alternativas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, que proporcionem metodologias diversificadas e mais atrativas aos estudantes, é um assunto bastante recorrente na educação. Nesse contexto, o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem sido reconhecido como muito positivo em diversas pesquisas ao longo dos últimos anos, assim como o uso de metodologias ativas que propõem o estudante como foco na educação, por meio do desenvolvimento de suas habilidades, talentos, criatividade, iniciativa protagonista e da criticidade reflexiva. O presente estudo aborda a produção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADE) envolvendo o uso de TDIC e concepções das metodologias ativas, e analisa, a partir da utilização desse recurso, suas contribuições para a educação. Sendo assim, objetivou-se analisar a produção de MADE como ferramenta de aprendizagem de Biologia para estudantes do Ensino Médio. A pesquisa desenvolvida caracterizou-se como estudo de caso com abordagem quali/quantitativa, a qual foi aplicada em uma escola estadual de educação profissional em Maracanaú – CE, envolvendo duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, totalizando a participação de 84 estudantes com média de idade entre 15 a 16 anos. A pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: planejamento, aplicação, coleta e análise de dados. Os alunos foram divididos em equipes que desenvolveram e apresentaram diferentes MADE abordando conteúdos da Biologia. A coleta de dados aconteceu em dois encontros com as turmas a partir de observações e da aplicação de dois formulários de sondagem, sendo um inicial aplicado no primeiro encontro, e um final aplicado após o segundo encontro, além de um formulário de entrevista com o professor de Biologia da escola. A análise de dados ocorreu de forma interpretativa. Os resultados evidenciam que os MADE auxiliam na compreensão dos estudantes, beneficiando uma aprendizagem construtiva, interessante, dinâmica e lúdica, assim como a união de metodologias ativas e TDIC abre oportunidades para inovar nas práticas educacionais e promover aos alunos o desenvolvimento de habilidades formativas, como criatividade e criticidade reflexiva.
Abstract: The search for alternatives that help the teaching-learnig process, which can provide diversified and attractive metodologies for students, it’s a very common topic in education. In this context, the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), have been recognized as very positive in several surveys over the last few years, as well as the use of actives methodologies, that proposes the studant as the focus in education, through the development of their skills, talents, creativity, protagonist initiative and of reflective criticality. The present study addresses the developing Educational Authorial Digital Materials (MADE) envolving the use of TDIC and conceptions of actives metodologies, and analyzes, based on the use this resource, its contributions to education. Therefore, the objective was to analyze the production of MADE as a Biology learnig tool for high school students. The research developed was characterized as a case study with a qualitative / quantitative approach, which was applied in a state school of professional education in Maracanaú- CE, involving two 1st grade high school classes, with a number of 84 students with an average age between 15 and 16 years old. The research was divided into the following stages: planning, application, data collection and analysis. The students were devided in groups that developed and presented different MADE addressing Biology contente. The data collection took place in two meeting with the classes based on observations and the application of two questionnaires, one initial applied on the first meeting, and one final applied on the second meeting, in addition to an interview formullary with for the school's Biology teacher. The data analysis occurred in an interpretative way. The results show that the MADE help students understand, benefiting constructive, interesting, dynamic and playful learning, as well as the union of active methodologies and TDIC opens up opportunities to innovate in educational practices and promote student's development of formative skils, such as creativity and refletive criticility.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75303
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0002-7479-5814
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6720309644126046
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3359164549625118
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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