Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75288
Tipo: | TCC |
Título : | Robótica educacional aplicada ao ensino de Física: uma análise bibliográfica das pesquisas brasileiras no período de 2013 a 2022 |
Autor : | Filho, Paulo Alves de Lima |
Tutor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palabras clave en portugués brasileño: | Robótica educacional;Ensino de física;Metanálise qualitativa |
Palabras clave en inglés: | Educational robotics;Teaching of physics;Qualitative meta-analysis |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | FILHO,P.A.L. Robótica educacional aplicada ao ensino de Física: Uma análise bibliográfica das pesquisas brasileiras no período de 2013 a 2022. 2023. 69 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo investiga a utilização da Robótica Educacional como um suporte no ensino de física, apresentando-a como uma ferramenta pedagógica metodológica capaz de facilitar a realização de atividades práticas e lúdicas interdisciplinares. A abordagem destaca o Construcionismo de Seymour Papert como a base teórica fundamental da Robótica Educacional, definindo esse conceito e explorando os principais kits disponíveis no mercado brasileiro. A pesquisa pretende analisar as abordagens teóricas e metodológicas presentes em estudos brasileiros sobre a aplicação da robótica no ensino de física ao longo de nove anos (2013-2022). O foco é compreender os principais temas abordados, os materiais utilizados e as teorias de ensino presentes nas pesquisas. A metodologia vale-se de uma revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa, utilizando a Metanálise Qualitativa para análise, interpretação e apresentação dos dados coletados. Os resultados da pesquisa indicam que a aplicação da robótica no ensino de física é positiva, predominantemente utilizando quatro kits de robótica. As temáticas abordadas concentram-se principalmente em mecânica e eletricidade, embasadas por quatro teorias de aprendizagem fundamentais. Além disso, destaca-se uma forte concentração de pesquisas nas regiões sul e nordeste do Brasil. |
Abstract: | This study investigates the utilization of Educational Robotics as a support for teaching Physics, presenting it as a pedagogical and methodological tool capable of facilitating the accomplishment of practical and ludic interdisciplinary activities. This approach highlights Seymour Papert’s Constructionism as the fundamental theoric base, defining this concept and exploring the main kits that are available in the Brazilian market. The research intends to analyze the theoretical and methodological approaches that are present in the Brazilian studies about the application of robotics in the teaching of Physics over nine years (2013-2022). The aim is to comprehend the main approached themes, the materials that are used, and the teaching theories employed in those researches. The methodology uses a systematic review of the literature with a qualitative approach, utilizing the Qualitative Meta-analysis for analysis, interpretation and presentation of the collected results. The results of the research indicate that the application of robotics in the teaching of Physics is positive, predominantly utilizing four robotic kits. The approached thematics focus mainly on mechanics and electricity, which are based on four fundamental learning theories. Furthermore, there is a strong concentration of studies in the southern and northeastern regions of Brazil. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75288 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_palfilho.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.