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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75245
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da estabilidade de um talude localizado em Fortaleza -ce |
Autor(es): | Siqueira, Caio Rogerio Sousa. |
Orientador: | Souza, Andriele Nascimento de |
Palavras-chave em português: | Estabilidade de talude;Fator de segurança;Taludes urbanos;Slop/w |
Palavras-chave em inglês: | Slope stability;Safety factor;Urban slopes;Slop/w |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | No contexto da construção civil, a segurança é uma consideração de extrema relevância, dada a complexidade e as múltiplas variáveis envolvidas. Essa importância é ainda mais acentuada na geotecnia, que requer uma atenção especial em projetos, como no caso da análise de estabilidade de taludes. Essa problemática adquire uma significativa relevância devido ao crescimento urbano e, por consequência, à ocupação de áreas até então desconhecidas. Entretanto, é notável a análise da estabilidade de taludes não seja algo comum no contexto das operações de vias. Isso acontece, devido ao crescimento desordenado, sendo qualquer ruptura em taludes exige uma recuperação dispendiosa e, muitas vezes, acarreta consequências significativas, tanto em termos ambientais quanto em perdas de vidas humanas. É crucial ressaltar, em muitos cenários, essas falhas poderiam ser evitadas ou reduzidas caso houvesse um conhecimento já existente. Nesse sentido, o propósito deste estudo é caracterizar a amostra deformada de solo presente no talude do Morro Santa Terezinha, localizado no bairro Mucuripe, em Fortaleza - CE, que passou por um intenso processo de urbanização e ocupação desordenada a partir da década de 80, e no ano de 2015, em um deslizamento de parte da encosta após uma temporada de chuvas intensas, seguido pelo seu processo de revitalização, requalificação e reurbanização promovido pelo Governo do Ceará, em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza, e concluído em 2018. Após a realização dessa caracterização, procedeu-se à análise da estabilidade do talude por meio da utilização do software SLOPE/W. O objetivo dessa análise era determinar o fator de segurança, o qual foi obtido por meio da realização de cinco simulações, cada uma empregando os métodos de Fellenius, Bishop, Janbu, Spencer e Morgenstern-Price. Essas simulações visaram a verificar os resultados encontrados a partir de diferentes abordagens. Os resultados revelaram que o tipo de solo é uma areia mau graduada, também, em todos os métodos de análise utilizados, o fator de segurança (FS) se situou abaixo do valor crítico de 1,5, indicando uma instabilidade do talude e a chance de uma ruptura iminente. Essa situação reforça a urgente necessidade de atenção e medidas corretivas para garantir a segurança e a integridade das obras rodoviárias, bem como para mitigar potenciais impactos ambientais e riscos à vida humana. |
Abstract: | In the context of civil construction, safety is an extremely important consideration, given the complexity and multiple variables involved. This importance is even more accentuated in geotechnics, which requires special attention in projects, as in the case of slope stability analysis. This problem acquires significant relevance due to urban growth and, consequently, the occupation of hitherto unknown areas. However, it is notable that the analysis of slope stability is not common in the context of road operations. This happens due to disorderly growth, and any failure in slopes requires expensive recovery and often leads to significant consequences, both in environmental terms and in loss of human life. It is crucial to highlight that in many scenarios, these failures could be avoided or reduced if there was already existing knowledge. In this sense, the purpose of this study is to characterize the deformed soil sample present on the slope of Morro Santa Terezinha, located in the Mucuripe neighborhood, in Fortaleza - CE, which went through an intense process of urbanization and disorderly occupation from the 1980s onwards, and in 2015, in a landslide on part of the slope after a season of intense rain, followed by its revitalization, requalification and reurbanization process promoted by the Government of Ceará, together with the City of Fortaleza, and concluded in 2018. After to carry out this characterization, the slope stability was analyzed using the SLOPE/W software. The objective of this analysis was to determine the safety factor, which was obtained by carrying out five simulations, each using the methods of Fellenius, Bishop, Janbu, Spencer and Morgenstern-Price. These simulations aimed to verify the results found from different approaches. The results revealed that the type of soil is poorly graded sand, also, in all analysis methods used, the safety factor (FS) was below the critical value of 1.5, indicating slope instability and the chance of an imminent rupture. This situation reinforces the urgent need for attention and corrective measures to ensure the safety and integrity of road works, as well as to mitigate potential environmental impacts and risks to human life. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75245 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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