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Tipo: TCC
Título: Análise da confiabilidade estrutural de vigas em concreto armado pelo Método de Monte Carlo
Título em inglês: Structural reliability analysis of reinforced concrete beams using the Monte Carlo Method
Autor(es): Freitas, Larissa Menezes de
Orientador: Parente Júnior, Evandro
Palavras-chave em português: Confiabilidade estrutural;Método de Monte Carlo;Vigas em concreto armado
Palavras-chave em inglês: Structural reliability;Monte Carlo Method
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2022
Citação: FREITAS, Larissa Menezes de. Análise da confiabilidade estrutural de vigas em concreto armado pelo Método de Monte Carlo. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Um importante passo de um projeto estrutural é o dimensionamento e o detalhamento de seus elementos, em que se busca a solução mais segura e econômica. Apesar de as diretrizes normativas indicarem quais as verificações devem ser realizadas, tais como resistência, estabilidade e durabilidade, abordados pela NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, as diferentes variáveis que compõem o problema, a exemplo do carregamento e das propriedades do material, estão sujeitas a alterações, seja em função de seu uso ou de equívocos construtivos, o que pode acarretar comportamentos indesejados e, consequentemente, sérios problemas para a garantia de uma proteção efetiva ao usuário. A partir dessa adversidade, este trabalho almeja explorar a Teoria da Confiabilidade Estrutural aplicada a vigas de concreto armado, por ser este um dos principais materiais utilizados em edificações no Brasil, utilizando o Método de Monte Carlo para calcular a probabilidade da violação de um estado limite do elemento quando submetido a esforços de flexão. Inicialmente verificou-se a validade do método a partir de dois exemplos disponíveis na literatura e, em seguida, com a proposição da função de falha, utilizou-se o software MATLAB para o estudo de duas vigas, contínua e bi apoiada, de uma casa de um pavimento, dimensionadas inicialmente pelo software TQS. Os resultados obtidos indicam que ambas as vigas possuem índices de confiabilidade adequados. Ademais, a variável que mais influência na probabilidade de falha é a altura da viga, seguida da carga variável e da resistência do aço. Assim, comprova-se que a análise da confiabilidade de uma estrutura corrobora para a segurança mais efetiva da edificação e confere maior prudência para o engenheiro responsável na fase de dimensionamento.
Abstract: An important step in a structural project is the dimensioning and detailing of its elements, in which the safest and most economical solution is sought. Although the normative guide indicate which checks must be take into consideration, such as strength, stability and durability, addressed by NBR 6118:2014 - Project of Concrete Structures - Procedure, the different variables that govern the problem, for example the loading and the material properties, are exposed to modifications, whether due to use or constructive mistakes, which can lead to unexpected behavior and, consequently, serious problems to ensure effective protection for the user. Considering these aspects, this work aims to explore the Structural Reliability Theory applied to reinforced concrete beams, as this is one of the main materials used in buildings in Brazil, using the Monte Carlo Method to calculate the probability of a limit state violation element when subjected to bending. Initially, the validity of the method was verified from two examples available in the literature and then with the proposition of the failure function, the MATLAB software was used to study two beams, continuous and simply supported, of a house of one floor, initially dimensioned using TQS software. The obtained results indicate that both beams, when weighting coefficients are not used, have adequate reliability indices. Thus, it is proved that the analysis of the reliability of a structure supports a more effective safety of the building and gives greater prudence to the responsible engineer in the dimensioning phase.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75235
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1774654203813780
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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