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dc.contributor.advisorCosta, Sylvio de Sousa Gadelha-
dc.contributor.authorBarboza, Anderson Duarte-
dc.date.accessioned2014-02-27T14:09:14Z-
dc.date.available2014-02-27T14:09:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBARBOZA, Anderson Duarte. Policiamento comunitário e educação: discursos de produção de uma "nova polícia". 2013. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7522-
dc.description.abstractThrough analytical tools bequeathed by Michel Foucault, the study aims to investigate the changes in the Police, particularly with the adoption of the Community Policing Doctrine, which became widespread in Brazil in the 1980’s, in which a variety of discourses was used, especially the education, as a way to justify the actions of the Communitarian policeman, now seen as a cop-educator. Analyzing such doctrine, it is realized that, although the progressive perspectives that the term “communitary” confers to it, it has been articulated by a neoliberal governmentality, using the form of large private company as a management model to the Police Corporation and, finally, establishing a entrepreneurship culture among the policemen. All this resulting in greater control and governance of the population.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCommunity Policingpt_BR
dc.subjectNeoliberal Governmentalitypt_BR
dc.subjectPoliciamento comunitário - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectSegurança pública - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPoder(Ciências sociais)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePoliciamento comunitário e educação: discursos de produção de uma "nova polícia"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtravés das ferramentas analíticas legadas por Michel Foucault, este trabalho buscou investigar as mudanças ocorridas na polícia, especialmente com a adoção da doutrina de policiamento comunitário, que passou a ser difundida no Brasil na década de 1980, utilizando-se de vários discursos, especialmente o da educação, como forma de justificação da atuação do policial comunitário, agora visto como um policial-educador. Analisando a referida doutrina, percebeu-se que, embora esteja sob os ares progressistas que o termo “comunitário” lhe confere, tem sido articulada por uma governamentalidade neoliberal, utilizando a forma da grande empresa privada como modelo de gestão das corporações policiais e, finalmente, instaurando uma cultura do empreendedorismo entre os sujeitos policiais. Tudo isso implicando em um maior controle e governamento da populaçãopt_BR
dc.title.enCommunity Policing and Education: discourses of production of a "new police"pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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