Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75175
Type: Dissertação
Title: Alguém cantando: canto coletivo e desenvolvimento da musicalidade tonal no ensino médio
Title in English: Someone singing: collective singing and development of tonal musicality in high school
Authors: Rio, Leonardo Lopes Lourenço do
Advisor: Viana Júnior, Gerardo Silveira
Keywords in Brazilian Portuguese : Musicalidade Tonal;Canto Coral;Audiação
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Issue Date: 2023
Citation: RIO, Leonardo Lopes Lourenço do. Alguém cantando: canto coletivo e desenvolvimento da musicalidade tonal no ensino médio. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, constitui-se em uma pesquisa-ação sobre a prática como professor-pesquisador em uma turma de disciplina eletiva de Canto Coletivo que atende estudantes do Ensino Médio, em específico estudantes do 1º ano, de uma escola de tempo integral, tendo como objetivo analisar as contribuições da prática de Canto Coletivo no desenvolvimento da Musicalidade Tonal. A problemática desta proposta de pesquisa surge a partir da observação da dificuldade dos estudantes em compreender o discurso musical, em específico, o aprendizado e consolidação de melodias de canções populares em arranjos em uníssono e polifônicos. Buscando intervir positivamente neste contexto, encontramos em Gordon (2000), entendimentos a respeito do desenvolvimento da musicalidade, especialmente no conceito de pensamento musical da audiação, caminhos para mediar a construção de uma consciência musical que possa dar autonomia aos estudantes. Surgem também como referenciais desta proposta de pesquisa: Freire (1970), Silvino (2011), Matos (2022) e Benvenuto (2012), quanto à função da educação para a autonomia, sensível e humana no ensino básico, e Amato (2017), Goldemberg (1995), Moraes (2015) e a experiência vivenciada pelo autor no Coral da UFC entre 2012 e 2015 apontando as possibilidades do Canto Coletivo como espaço de formação humana e musical. Para coleta e construção de dados, propomos o diário de campo, grupo focal e uma avaliação de audiação consolidada, baseada no modelo do aplicativo de Gordon (2000) Advanced Measures of Music Audiation. Para a análise dos dados, fizemos uso da técnica de triangulação, combinando métodos e fontes de coleta de dados. Por fim, trazemos como resultados da pesquisa: a elaboração de uma avaliação própria baseada no AMMA resolvendo problemáticas a respeito de sua aplicação no contexto escolar, observamos a progressão na acuidade melódica dos estudantes, vinculando-a a prática de exercícios de desenvolvimento da audiação e ao canto, aferindo estes resultados através do teste adaptado de audiação e de registros do diário de campo, relatos dos estudantes e apresentações musicais desenvolvidas durante o processo.
Abstract: The present research, of a qualitative nature, constitutes an action research on the practice as a teacher-researcher in a class of elective Collective Singing for high school students, specifically 1st-year students, in a full-time school. The objective is to analyze the contributions of Collective Singing practice in the development of Tonal Musicality. The problem of this research proposal arises from the observation of students' difficulty in understanding musical discourse, specifically, the learning and consolidation of melodies of popular songs in unison and polyphonic arrangements. Seeking to positively intervene in this context, we found insights from Gordon (2000) regarding the development of musicality, especially in the concept of musical thought through audiation, which provide pathways to mediate the construction of a musical consciousness that can empower students. Also serving as references for this research proposal are: Freire (1970), Silvino (2011), Matos (2022), and Benvenuto (2012), regarding the role of education in fostering autonomy, sensitivity, and humanity in basic education, as well as Amato (2017), Goldemberg (1995), Moraes (2015), and the author's experience in the UFC Choir between 2012 and 2015, highlighting the possibilities of Collective Singing as a space for human and musical development.For data collection and construction, we propose the use of field journals, focus groups, and a consolidated audiation assessment, based on Gordon's (2000) Advanced Measures of Music Audiation application model. For data analysis, we employed triangulation techniques, combining methods and data sources. Finally, the research results include the development of a custom assessment based on AMMA, addressing issues related to its application in the school context. We observed an improvement in the students' melodic acuity, linking it to the practice of audiation development exercises and singing, assessing these results through the adapted audiation test, field journal records, student reports, and musical presentations developed during the process.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75175
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9276879750559564
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3713032970984293
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_lllrio.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.