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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75144
Type: | Tese |
Title: | O desvelar da verdade: o acontecimento originário da arte, verdade e linguagem na filosofia de Martin Heidegger |
Title in English: | The unveiling of truth: The originating event of art, truth and language in Martin Heidegger's philosophy |
Authors: | Oliveira, Bruno José do Nascimento |
Advisor: | Braga, José Olinda |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Heidegger;Arte;Verdade;Ontologia;Desvelamento |
Keywords in English : | Heidegger;Art;Truth;Ontology;Disclosure |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Bruno José do Nascimento. O desvelar da verdade: o acontecimento originário da arte, verdade e linguagem na filosofia de Martin Heidegger. 2023. 121 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta tese tem por centralidade abordar o tema da arte e verdade em Martin Heidegger com o objetivo de sustentar a construção de uma Ontologia da obra de arte ligada à busca pelo sentido do ser. Ao tratar do tema, o filósofo parte de uma retomada da expressão grega alétheia. Para tanto, com a intenção de demonstrar o processo de construção dessa Ontologia que relaciona dois termos até então pensados de forma independente, nossa investigação percorre os desenvolvimentos da Ontologia fundamental de Ser e tempo (1927) e o contexto da viragem (Kehre) de seu pensamento (1930), em que a questão do ser não poderia mais ser pensada por conceitos, que apenas abarcasse enunciados lógicos, então Heidegger decide ultrapassar este modo de pensar onde se depara com a poesia, com a finalidade de transitar pelas regiões extraordinárias do ser. Para alcançarmos a propositura desta tese, inicialmente buscamos mapear de que modo emerge a questão da verdade a fim de caracterizá-la como uma intuição fundamental iniciada em Ser e tempo e que norteará toda produção posterior de Heidegger. Desta forma, o § 44 se configura como basilar nesse intento, pois nele encontramos o tratamento inicial fornecido à questão da verdade enquanto desvelamento, distinguindo-a da verdade enquanto adequação sustentada pela tradição filosófica. A partir desta relação, explicitamos a viragem do pensamento do autor. Ao invés de dar continuidade à sua Ontologia fundamental na perspectiva do sentido do ser, o horizonte ontológico do seu pensar se voltou para a verdade do ser. Em segundo momento, evidencia-se como a obra de arte pensada através da verdade é livre expressão de ser, propiciando a compreensão da verdade sob o prisma ontológico do embate entre mundo e terra. Neste, o sentido fundamental da arte se mostra como uma origem, um âmbito originário que torna possível a instalação de um mundo, visto que a arte retira o homem do seu mundo cotidiano e viabiliza que ele adentre a verdade da obra. A arte se apresenta como uma via possível para a tematização do acontecimento da verdade enquanto desvelamento. Heidegger desenvolve suas reflexões acerca deste tema em seu texto A origem da obra de arte (1935/36) em que o filósofo nos apresenta, juntamente com a questão da essência da linguagem e da poesia, as noções diretrizes de sua concepção ontológica da obra de arte, que por sua vez, diverge das teorias tradicionais da Estética Filosófica. Utilizamos tal obra para estruturar o locus central que orienta esta tese, sem desconsiderar outros escritos e obras de relevante importância para esta pesquisa. Deste modo, a investigação pretende apontar que a obra de arte emerge como o acesso privilegiado à verdade, sendo a correlação entre arte e verdade, o que implica o desvelamento do ser, o que possibilita através da Ontologia das obras de arte, novos horizontes de sentido. |
Abstract: | This thesis has as its centrality to approach the theme of art and truth in Martin Heidegger, with the aim of supporting the construction of an ontology of the work of art linked to the search for the meaning of being. The philosopher starts with a retake of the Greek expression aletheia when discussing the theme. Therefore, intending to demonstrate the construction process of this Ontology that relates two terms until then thought of independently, our research goes through the developments of the fundamental ontology of Being and Time (1927) and the context of the turning point (Kehre) of his thought (1930), in which the question of being could no longer be thought through concepts, which only encompassed logical statements, so, Heidegger decides to go beyond this way of thinking, where he is faced with poetry, to transit through the extraordinary regions of being. To reach the proposition of this thesis, we initially sought to map how the question of truth emerges in order to characterize it as a fundamental intuition initiated in Being and Time and which will guide all of Heidegger's subsequent production. Thus, § 44 is configured as crucial in this thesis. Because, in it, we find the initial treatment given to the question of truth as disclosure, distinguishing it from the truth as adequacy, supported by the philosophical tradition. Based on this connection, we explain the turning point in the author's thought. Instead of proceeding to his fundamental Ontology in the perspective of the meaning of being, the ontological horizon of his thoughts diverted to the truth of being. Secondly, it is evident how the work of art, thought through the truth, is a free expression of the being, providing the understanding of the truth under the ontological prism of the conflict between world and earth. In this, the fundamental meaning of art reveals itself as an origin, an original scope that makes possible the installation of a world, since art removes man from his everyday world and enables him to enter into the truth of the work. Art presents itself as a possible way of broaching the event of truth as a disclosure. Heidegger develops his reflections on this topic in his text The Origin of the Work of Art (1935/36), in which the philosopher presents us, together with the question of the essence of language and poetry, the guiding notions of his ontological conception of the work of art, which in turn, diverges from the traditional theories of Philosophical Aesthetics. We use this work to structure the central locus that guides this thesis without disregarding other writings and works of relevant importance for this research. In this way, the investigation intends to point out that the work of art emerges as the privileged access to truth, being the correlation between art and truth, which implies the disclosure of being, which makes possible through the Ontology of works of art, new horizons of sense. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75144 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2113132589257296 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0056987207585099 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGFILO - Teses defendidas na UFC |
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