Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75072
Tipo: TCC
Título : Avaliação do programa ciência sem fronteiras: uma análise a partir do ENADE 2017 para os cursos de engenharia
Autor : Melo, Antonio Lucas de Abreu
Tutor: Irffi, Guilherme Diniz
Palabras clave en portugués brasileño: Ciência sem Fronteiras;Exame Nacional de Desempenho de Estudantes;Método de Resultados Potenciais;Mínimos Quadrados Ordinários
Palabras clave en inglés: Science without Borders;National Student Performance Exam;Method of Potential Results;Ordinary Least Squares
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2017
Citación : MELO, Antonio Lucas de Abreu. Avaliação do programa ciência sem fronteiras: uma análise a partir do ENADE 2017 para os cursos de engenharia. 51 f. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho objetiva mensurar o efeito do Ciência sem Fronteiras (CSF) na formação acadêmica dos estudantes de graduação em engenharia a partir dos microdados da base do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) para o ano de 2017. A metodologia empregada foi o de Método de Resultados Potenciais através de Mínimos Quadrados Ordinários para a comparação dos ex-bolsistas do CsF a um grupo de controle compreendido por aqueles que não participaram de nenhuma atividade extracurricular no exterior, além disso, agregam-se estatísticas descritivas à discussão. Desta forma, analisa a nota no exame como proxy para desempenho e o grau de percepção do aluno sobre a dificuldade da prova como confiança acerca do conteúdo. O ENADE 2017 teve 537.436 estudantes inscritos, dentre estes, 151.298 dos cursos de Engenharia, a maior área agregada ao CsF. Os resultados permitiram identificar que os beneficiados pelo CsF apresentam correlação positiva com a nota no exame e possuem menor dificuldade na resolução da prova. No entanto, os resultados devem ser analisados com cautela, uma vez que os modelos podem superestimar o que é agregado pelo Programa, pois segundo os critérios de elegibilidade, os estudantes precisam de uma nota de corte para participar do CsF, isto é, pode inferir um viés de auto-seleção. Para mitigar esse possível caso, utiliza-se como proxy do esforço do aluno a quantidade de horas de estudo por semana durante a graduação e quantidade de livros lidos durante o ano do exame. Todavia, apesar das ressalvas, o programa o CsF apresenta um dos maiores impactos na nota para todos os níveis da prova, sendo comparado de maneira similar ao efeito de se estudar em uma universidade pública e de ter uma renda elevada.
Abstract: This paper aims to measure the effect of ‘Science Without Borders’ (CSF) on the academic training of undergraduate students in engineering from the microdata of the National Student Performance Examination (ENADE) for 2017. The methodology used was the Method of Potential Results through Ordinary Least Squares for the comparison of CsF alumni to a control group comprised of those who did not participate in any extracurricular activities abroad, in addition, descriptive statistics are aggregated to the discussion. In this way, it analyzes the mark in the exam as a proxy for performance and the degree of perception of the student about the difficulty of the test as confidence about the content. The ENADE 2017 had 537,436 students enrolled, among them, 151,298 of the Engineering courses, the largest area added to the CsF. The results allowed to identify that the beneficiaries by the CsF present positive correlation with the mark in the exam and have less difficulty in solving the test. However, the results should be analyzed with caution, since the models may overestimate what is added by the Program, because according to the eligibility criteria, students need a cut grade to participate in the CsF, that is, can infer a self-selection bias. To mitigate this possible case, the number of hours of study per week during graduation and the number of books read during the exam year are used as a proxy for student effort. However, despite the caveats, the CsF program presents one of the biggest impacts in the grade for all levels of the test, being compared in a similar way to the effect of studying in a public university and having a high income.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75072
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-3558-7628
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8821559850261716
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_alamelo.pdf430,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.