Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75015
Type: | Dissertação |
Title: | O desenvolvimento das histórias em quadrinhos como facilitador do ensino e aprendizagem dos conceitos de física |
Authors: | Freitas, Raphael Vieira |
Advisor: | Silva, Marcos Antônio Araújo Silva |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de Física;História em quadrinhos;Construtivismo (Educação);Interdisciplinaridade |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FREITAS, R. V. O desenvolvimento das histórias em quadrinhos como facilitador do ensino e aprendizagem dos conceitos de física. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Um dos grandes desafios da profissão de professor de Física atualmente é encontrar uma metodologia que possa maximizar o processo de aprendizagem dos alunos, visto que existe grande rejeição pela maioria dos alunos. Este trabalho tem como objetivo disponibilizar ao professor um manual de criação de história em quadrinhos para ser aplicado para os estudantes. Embasado na metodologia construtivista grupos de quatro a seis alunos do ensino fundamental anos finais da nona série de uma escola da rede particular de ensino foram desafiados a produzir sua própria história em quadrinhos utilizando fenômenos e conceitos físicos. Os estudantes escolhem um assunto que está sendo ministrado no bimestre para elaborar uma situação vivida por um personagem e criar uma HQ. Com a produção dos quadrinhos foi perceptível uma aprendizagem mais divertida e expressiva dos fenômenos físicos. Eles exploraram principalmente três conteúdos: mecânica, termologia e ondulatória e usaram de toda a criatividade para elaborar desenhos sequenciados e quadrinhos que fizessem sentido. A maioria dos conceitos ficaram claros e outros não, mas houve um grande avanço na aprendizagem da disciplina. Na última fase da metodologia os alunos compartilharam as histórias em quadrinhos uns com os outros e comentaram o quanto acharam necessária atividades lúdicas para entender conceitos de física, levando a uma aprendizagem mais eficaz. Com toda a atividade foi perceptível a atração que os alunos tiveram pela disciplina. Concluímos que a produção por parte dos alunos de uma HQ é uma ferramenta muito eficiente na aprendizagem de física e envolve conceitos físicos com outras área de conhecimento, criando uma HQ interdisciplinar, proporcionando o estudante a conquistar o conhecimento científico. |
Abstract: | One of the great challenges of the Physics teacher profession today is to find a methodology that can maximize the students' learning process, since there is great rejection by most students. This work aims to provide the teacher with a comic book creation manual to be applied to students. Based on the constructivist methodology, groups of four to six elementary school students in the final years of the ninth grade of a private school were challenged to produce their own comic strip using phenomena and physical concepts. Students choose a subject that is being taught in the two-month period to elaborate a situation experienced by a character and create a comic. With the production of comics, a more fun and expressive learning of physical phenomena was noticeable. They mainly explored three contents: mechanics, thermology and waveforms and used all their creativity to elaborate sequenced drawings and comics that made sense. Most of the concepts were clear and others were not, but there was a great advance in learning the discipline. In the last phase of the methodology, the students shared the comics with each other and commented on how much they found playful activities necessary to understand physics concepts, leading to more effective learning. With all the activity, the attraction that the students had for the discipline was noticeable. We conclude that the production by the students of a comic is a very efficient tool in the learning of physics and involves physical concepts with other areas of knowledge, creating an interdisciplinary comic, allowing the student to conquer scientific knowledge. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75015 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_rvfreitas.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.