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Type: Dissertação
Title: A relação entre as práticas informais de aprendizagem musical e os conteúdos da disciplina Percepção Musical: uma proposta pedagógica baseada na Teoria do Engajamento Musical Transformativo
Authors: Oliveira, Patrícia Fernanda da Paixão e
Advisor: Stervinou, Adeline Annelyse Marie
Keywords in Brazilian Portuguese : Percepção musical;Práticas informais de aprendizagem musical;Engajamento musical transformativo;Educação musical;Projeto pedagógico
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Issue Date: 2023
Citation: OLIVEIRA, Patrícia Fernanda da Paixão e. A relação entre as práticas informais de aprendizagem musical e os conteúdos da disciplina Percepção Musical: uma proposta pedagógica baseada na Teoria do Engajamento Musical Transformativo. 75 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho configura-se como uma proposta pedagógica que foi realizada com estudantes da disciplina de Percepção Musical, do curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Teresina Central. O foco central da proposta está em realizar aproximações entre a aprendizagem informal de música realizada pelos estudantes e os conteúdos da disciplina Percepção Musical, tendo em vista os preceitos da Teoria do Engajamento Musical Transformativo da prof.a Dr. a Susan O’Neill (2012). A problemática do ensino tradicional da disciplina de Percepção Musical tem sido amplamente discutida na comunidade acadêmica nos últimos anos, no entanto, consideramos que a área ainda possa se fortalecer com propostas pedagógicas que busquem a melhoria na atuação dos docentes e/ou resolução de problemas na prática. O referencial teórico apresentado envolve os estudos acerca da disciplina Percepção Musical (Otutumi, 2008; 2013), as práticas informais de aprendizagem musical (Green, 2002; 2008) e a Teoria do Engajamento Musical Transformativo (O’Neill, 2012). As atividades foram realizadas no período de maio a junho de 2023, e os resultados demonstram que a utilização e realização de atividades baseadas em práticas informais de aprendizagem musical apresentam-se como uma estratégia eficaz para promover o engajamento dos estudantes na disciplina de Percepção Musical, por fornecerem propósito e importância às atividades; proporcionarem experiências musicais significativas e relevantes; fortalecerem as conexões sociais; incentivarem a aprendizagem entre pares; e estreitar a relação entre professores e alunos, no que tange ao progresso e desenvolvimento musical dos estudantes.
Abstract: The present work constitutes a pedagogical proposal that was carried out with students of the Musical Perception discipline of the Technical Course in Musical Instrument at the Federal Institute of Piauí (IFPI), Teresina Central campus. The central focus of the proposal is to establish connections between the students' informal music learning and the content of the Musical Perception discipline, taking into account the principles of Professor Susan O'Neill's Theory of Transformative Musical Engagement (2012). The problematic nature of traditional teaching in the Musical Perception discipline has been widely discussed in the academic community in recent years. However, we believe that the field can still be strengthened with pedagogical proposals that seek to improve teachers' performance and/or solve problems in practice. The theoretical framework presented involves studies on the Musical Perception discipline (Otutumi, 2008, 2013), Informal Practices of Musical Learning (Green, 2002, 2008), and the Theory of Transformative Musical Engagement (O'Neill, 2012). The activities were carried out from May to June 2023, and the results demonstrate that the use and implementation of activities based on informal practices of musical learning prove to be an effective strategy for promoting student engagement in the Musical Perception discipline. These activities provide purpose and significance to the tasks, offer meaningful and relevant musical experiences, strengthen social connections, encourage peer learning, and foster a closer relationship between teachers and students regarding the musical progress and development of the students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75004
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3001337332422324
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1689672229752930
Access Rights: Acesso Aberto
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