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Tipo: TCC
Título : Estudo da sensibilidade de aplicativos para smartphones na avaliação da irregularidade de pavimentos urbanos
Título en inglés: Study of the sensitivity of smartphone applications in evaluating the irregularity of urban pavements
Autor : Luz, Giovanni Bruno da Silva
Tutor: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave en portugués brasileño: Irregularidade;Aplicativos;IRI;Avaliação;Pavimentos
Palabras clave en inglés: Roughness;Applications;IRI;Evaluation;Pavements
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2019
Citación : LUZ, Giovanni Bruno da Silva. Estudo da sensibilidade de aplicativos para smartphones na avaliação da irregularidade de pavimentos urbanos. 2019. 84 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A irregularidade longitudinal é um dos principais fatores da avaliação funcional de pavimentos. Sendo assim, fornecer equipamentos e métodos que acelerem a medição desse parâmetro e forneçam resultados objetivos é importante para uma efetiva manutenção desse pavimento. Os aplicativos para smartphones surgem como uma alternativa viável aos métodos tradicionais de avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos, pois possuem custo de aquisição baixo, muitos até gratuitos; fácil operação pelo usuário e resultados objetivos do Índice de Irregularidade Internacional - IRI (do inglês International Roughness Index), que é o parâmetro mais representativo da irregularidade. Outras vantagens no uso de aplicativos é o fato do resultado ser apresentado de forma discretizada, possibilitando uma análise mais detalhada de trechos rodoviários e faixas de tráfego mais deteriorados do que outros, o que é oneroso em uma avaliação global. Este trabalho propõe uma análise comparativa de desempenho entre os aplicativos Roadroid, Roadlab e SmartIRI em vias urbanas, avaliando a Rodovia CE-401 e a Avenida Dioguinho, ambas localizadas na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Os resultados identificaram as diferenças de sensibilidade entres os aplicativos quanto ao tipo de pavimento e à velocidade de medição, fator importante dentro do perímetro urbano. Além disso, também foram identificadas as faixas e trechos críticos, que apresentam qualidade funcional inferior ao restante das rodovias. Espera-se com esse trabalho, auxiliar os órgãos gestores rodoviários no processo de manutenção e reabilitação de rodovias, no que diz respeito aos custos e acurácia dos dados coletados, a fim de garantir um investimento melhor direcionado para o setor.
Abstract: Longitudinal roughness is one of the main factors in the functional evaluation of pavements. Therefore, providing equipment and methods that accelerate the measurement of this parameter and provide objective results is of utmost importance for the effective maintenance of this structure. Smartphone applications appear as a viable alternative to traditional methods of assessing longitudinal roughness of pavements, as they have low acquisition cost, many even free of charge; user-friendly operation and objective results of the International Roughness Index (IRI), which is the most representative parameter to measure the roughness. Other advantages of using applications are that the result is presented by 100 meter stretches, allowing for a more detailed analysis of sections and traffic lanes that are more deteriorated than others, which is not possible in an overall assessment. This graduation project proposes a comparative performance analysis between Roadroid, Roadlab and SmartIRI applications in urban roads, evaluating the CE-401 Highway and Dioguinho Avenue, both located in Fortaleza, Ceará state. The results identified differences in sensitivity between applications regarding pavement type and measurement speed, an important factor within the urban perimeter. In addition, the critical lanes and stretches that have lower functional quality than the rest of the highways were also identified. This work is expected to assist road management bodies in the process of road maintenance and rehabilitation, with regard to the costs and accuracy of the data collected, in order to ensure a better investment directed to the sector.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74996
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7710180842180555
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6651174048561578
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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