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Type: Dissertação
Title: Adaptação e avaliação de cenário de simulação clínica para manejo da hemorragia pós-parto
Authors: Lima, Adriana Moreno de
Advisor: Damasceno, Ana Kelve de Castro
Keywords in Brazilian Portuguese : Hemorragia Pós-Parto;Educação em Enfermagem;Competência Profissional
Keywords in English : Postpartum Hemorrhage;Nursing Education;Professional Competence
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Issue Date: 2023
Citation: LIMA, Adriana Moreno de. Adaptação e avaliação de cenário de simulação clínica para manejo da hemorragia pós-parto. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74969. Acesso em: 14 nov. 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo teve como objetivo adaptar e avaliar um cenário de simulação clínica no manejo da hemorragia pós-parto. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, no qual foi realizada a adaptação e avaliação de um cenário existente na temática com a aplicação da simulação ao público alvo e a experts no assunto. A amostra foi composta por 22 experts e 22 enfermeiros compondo o público alvo. Os critérios de inclusão dos experts foram: ser enfermeiro que atua na assistência às parturientes e/ou puérperas ou especialista em simulação clínica e que preencha os critérios de Fehring; e os critérios de exclusão: apresentar estado de saúde físico ou mental inviabilizasse a avaliação da simulação clínica autodeclarado pelo participante. Os critérios de inclusão do público alvo foram ser graduado em Enfermagem e trabalhar na área de Obstetrícia; já o critério de exclusão foi apresentar estado de saúde físico ou mental inviabilizasse a participação da simulação clínica autodeclarado pelo participante. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2022 e foi composta de dados acerca do perfil sociodemográfico do público alvo e dos experts; aplicação dos instrumentos de avaliação do público alvo e dos experts adaptados de Andrade et al., 2019. Foi preenchido pelos participantes da pesquisa o instrumento de avaliação de conteúdo e aparência pelos experts e de avaliação de aparência pelo público alvo. Os dados foram compilados e analisados pelo programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences 21.0. O cenário de simulação clínica seguiu o referencial teórico de Jeffries, composto pelos elementos: prebriefing, objetivos da simulação, participantes, cenário e processo de debriefing, além dos guias da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning (INACSL). O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e aprovado por meio da Plataforma Brasil. Quanto aos resultados, foram realizadas mudanças no cenário, com a divisão metodológica em três seções: planejamento da adaptação do cenário, cenário e script. Houve a inserção do ácido tranexâmico na terapia medicamentosa. Quanto aos dados sociodemográficos, obteve-se que o público foi em sua maioria do sexo feminino, especialistas, média de 29,8 anos, tempo médio de formação de 6,8 anos, todos com experiência assistencial em saúde da mulher, a maioria com publicações na área de obstetrícia e/ou simulação clínica e que já ministrou e/ou participou de capacitações na temática. Quanto aos experts, a maioria foi do sexo feminino, doutores, com idade média de 39,4 anos, tempo de formação médio de 17,5 anos, com experiência assistencial em saúde da mulher, tendo todos experiência com docência em saúde da mulher, a maioria possuía publicações na área de obstetrícia e/ou simulação clínica e já havia ministrado e/ou participado em capacitações nas temáticas. Quanto ao instrumento de avaliação utilizado pelo público alvo, obtiveram de destaque de 95,8% de concordância os itens que diziam que a escrita foi considerada clara e objetiva, que o texto é interessante, que a aparência do cenário está simples e clara e que o cenário convida/instiga a mudanças de comportamento e atitude durante a assistência. Já os itens que tiveram maior valor de discordância entre o público alvo foram se o vocabulário é acessível, se o cenário é apropriado para o perfil de discentes da graduação e se o cenário propõe conhecimento para os discentes. Já com relação ao instrumento de avaliação dos experts, tiveram 100% de concordância os itens: “o conteúdo facilita o pensamento crítico”; “há uma sequência lógica de conteúdo proposto” e “o objetivo do cenário convida e/ou instiga a mudanças de comportamento e de atitude dos discentes frente à hemorragia pós parto”. Um juiz referiu discordar do item que diz que o tema retrata aspectos-chave que devem ser reforçados. A confiabilidade para o instrumento de avaliação de aparência de forma geral resultou em um valor de alpha de Cronbach de 0,841, o que diz que há uma boa consistência interna, e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) foi de 0,844, o que indica boa confiabilidade. Quanto ao instrumento de conteúdo e de aparência, a confiabilidade geral do instrumento por meio do teste de alpha Cronbach foi de 0,872, resultando em uma boa consistência interna. Já para o teste de ICC, o resultado de medidas médias foi de 0,872, o que significa uma boa confiabilidade geral. Calculou-se ainda o Índice de Concordância (IC) para os itens do instrumento do público alvo e dos experts. Quanto ao IC do público alvo, 11 itens tiveram concordância de 100% e os demais itens (5) tiveram concordância de 95,8%. Já com relação ao instrumento dos experts, 17 itens tiveram concordância de 100% e 5 itens tiveram concordância de 95,4%. O cálculo do Teste Binominal para o instrumento de avaliação de conteúdo e aparência, para se verificar a concordância entre os especialistas quanto à adequação e utilização do cenário, resultou em todos os valores dos itens do instrumento acima de 0,85, o que indica a concordância entre os experts para a utilização do cenário. O cenário foi considerado adequado para uso pelos experts e foram realizadas considerações e ajustes sugeridos pelos especialistas no instrumento de avaliação.
Abstract: This study aimed to adapt and evaluate a clinical simulation scenario in the management of postpartum hemorrhage. This is a methodological study, in which the adaptation and evaluation of an existing scenario on the subject was carried out with the application of the simulation to the target audience and expert judges on the subject. The sample consisted of 22 judges and 22 nurses comprising the target audience. The inclusion criteria of the judges were: being a nurse who works in the care of parturients and/or puerperal women or a specialist in clinical simulation and who fulfills Fehring's criteria; and the exclusion criteria: presenting a physical or mental state of health that would make the evaluation of the clinical simulation self-declared by the participant unfeasible. The inclusion criteria of the target public were to be graduated in Nursing and work in the field of Obstetrics; the exclusion criterion was to present a physical or mental state of health that would make participation in the clinical simulation unfeasible, self declared by the participant. Data collection took place from August to October 2022 and consisted of data about the sociodemographic profile of the target audience and the judges; application of the assessment instruments for the target audience and the judges adapted from Andrade et al., 2019. The instrument for evaluating content and appearance by the judges and evaluating appearance by the target audience was also completed by the research participants. Data were compiled and analyzed using the statistical program Statistical Package for the Social Sciences, version 21.0. The clinical simulation scenario followed Jeffries' theoretical framework, consisting of the elements: prebriefing, simulation objectives, participants, scenario and debriefing process, as well as being based on the guides of the International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning (INACSL). The project was submitted to the Research Ethics Committee at Maternidade Escola Assis Chateaubriand and approved through the Plataforma Brasil. As for the results of the work, changes were made to the scenario, with the methodological division of the scenario into three sections: scenario adaptation planning, scenario and scenario script. The insertion of tranexamic acid was one of the updated points in drug therapy. As for sociodemographic data, it was found that the public was mostly female, specialists, average of 29.8 years, average of working time in the professional area of 6.8 years, all with experience in women's health care, most with publications in the area of obstetrics and/or clinical simulation and who has already taught and/or participated in training on the subject. As for the judges, most of them were female, doctors, with an average age of 39.4 years, average of working time on the subject of 17.5 years, with experience in women's health care, all of whom had experience teaching in women's health, most had publications in the area of obstetrics and/or clinical simulation and had already given and/or participated in training on the subject. As for the evaluation instrument used by the target audience, 95.8% of the judges agreed that the writing was considered clear and objective, that the text is interesting, that the appearance of the scenario is simple and clear and that the scenario invites/incites changes of behavior and attitude during assistance. The items that had the highest disagreement value among the target audience were whether the vocabulary is accessible, whether the scenario is appropriate for the profile of undergraduate students and whether the scenario proposes knowledge for students. With regard to the judges' assessment instrument, the following items had 100% agreement: “the content facilitates critical thinking”; “there is a logical sequence of proposed content” and “the purpose of the scenario invites and/or instigates changes in behavior and attitude of students towards postpartum hemorrhage”. One judge stated that he disagreed with the item that says that the theme approaches key aspects that should be reinforced. The reliability for the overall appearance assessment instrument resulted in a Cronbach's alpha value of 0.841, which indicates that there is good internal consistency, and the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) was 0.844, which indicates good reliability. As for the content and appearance instrument, the overall reliability of the instrument using the Cronbach alpha test was 0.872, resulting in good internal consistency. As for the ICC test, the result of average measurements was 0.872, which means good overall reliability. The Concordance Index (CI) was also calculated for the instrument items of the target audience and judges. As for the CI of the target audience, 11 items had 100% agreement and the remaining items (5) had 95.8% agreement. Regarding the judges' instrument, 17 items had 100% agreement and 5 items had 95.4% agreement. The calculation of the Binominal Test for the content and appearance assessment instrument, to verify the agreement between the specialists regarding the adequacy and use of the scenario, resulted in all the instrument item values above 0.85, which indicates the agreement between the judges for the use of the scenario. The scenario was considered suitable for use by the judges and considerations and adjustments suggested by the experts were made in the evaluation instrument.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74969
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8943-0773
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6704145165659333
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4690-9327
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1196352295956788
Access Rights: Acesso Embargado
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