Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74962
Type: | Dissertação |
Title: | Entre zeros e uns: uma proposta para o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitais |
Authors: | Felix, Israel dos Santos |
Advisor: | Lima, José Maximiano Arruda Ximenes de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino de artes visuais;Ferramentas tecnológicas digitais;Elementos básicos da linguagem visual |
Keywords in English : | Teaching visual arts;Digital technological tools;Basic elements of visual language |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FELIX, Israel dos Santos. Entre zeros e uns: uma proposta para o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitais. 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho investigou o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitais. Para tanto, recorreu-se à Abordagem Triangular (BARBOSA, 2010), Elementos Básicos da Linguagem Visual (DONDIS, 1997) e Objeto de Aprendizagem de Artes Visuais (OAAV) (LIMA, 2013), que são os principais aportes teóricos e metodológicos da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino de Artes Visuais por meio de ferramentas tecnológicas digitais para estudar sobre os Elementos Básicos da Linguagem Visual em ambiente virtual. A partir das vivências do pesquisador com a utilização de tecnologias digitais no ensino de Artes Visuais surgiu o seguinte questionamento: quais as possibilidades e limites da utilização de uma proposta para o ensino de Artes Visuais por meio de ferramentas tecnológicas digitais? Esta é uma pesquisa em ensino de Artes Visuais (PIMENTEL, 2006), Qualitativa (MINAYO, 2007), do tipo Pesquisa-ação (THIOLENT, 1998). Para a coleta de dados foram utilizados formulários eletrônicos, entrevistas, anotações, fotografias, vídeos, áudios e produção de alunos. Os materiais coletados foram analisados a partir da compreensão e desenvoltura com as ferramentas digitais, tendo como referência a Competência 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e entendimento e expressão dos elementos básicos da linguagem visual segundo (DONDIS, 1997). A partir das vivências desenvolvidas durante a pesquisa verificou-se que é possível usar ferramentas tecnológicas digitais no ensino de Artes Visuais para fruir, contextualizar, criar e compartilhar obras gráficas, assim possibilitando emprego de tecnologias móveis, smartphones e tablets, como ferramentas pedagógicas para o ensino- aprendizagem. |
Abstract: | This work investigated the teaching of Visual Arts with the help of digital technological tools. To this end, we used the Triangular Approach (BARBOSA, 2010), Basic Elements of Visual Language (DONDIS, 1997) and Visual Arts Learning Object (OAAV) (LIMA, 2013), which are the main theoretical and methodological contributions of search. This research has the general objective of developing a pedagogical proposal for teaching Visual Arts through digital technological tools to study the Basic Elements of Visual Language in a virtual environment. Based on the researcher's experiences with the use of digital technologies in teaching Visual Arts, the following question arose: what are the possibilities and limits of using a proposal for teaching Visual Arts through digital technological tools? This is research into teaching Visual Arts (PIMENTEL, 2006), Qualitative (MINAYO, 2007), of the Action Research type (THIOLENT, 1998). Electronic forms, interviews, notes, photographs, videos, audios and student production were used to collect data. The collected materials were analyzed based on understanding and skill with digital tools, with reference to Competency 7 of the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and understanding and expression of the basic elements of visual language according to (DONDIS, 1997). From the experiences developed during the research, it was found that it is possible to use digital technological tools in teaching Visual Arts to enjoy, contextualize, create and share graphic works, thus enabling the use of mobile technologies, smartphones and tablets, as pedagogical tools for teaching-learning. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74962 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7171273058622944 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-1537-4155 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5549741678098188 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_de_isfelix.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.