Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, José Maximiano Arruda Ximenes de-
dc.contributor.authorFelix, Israel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-11-13T21:21:35Z-
dc.date.available2023-11-13T21:21:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFELIX, Israel dos Santos. Entre zeros e uns: uma proposta para o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitais. 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74962-
dc.description.abstractThis work investigated the teaching of Visual Arts with the help of digital technological tools. To this end, we used the Triangular Approach (BARBOSA, 2010), Basic Elements of Visual Language (DONDIS, 1997) and Visual Arts Learning Object (OAAV) (LIMA, 2013), which are the main theoretical and methodological contributions of search. This research has the general objective of developing a pedagogical proposal for teaching Visual Arts through digital technological tools to study the Basic Elements of Visual Language in a virtual environment. Based on the researcher's experiences with the use of digital technologies in teaching Visual Arts, the following question arose: what are the possibilities and limits of using a proposal for teaching Visual Arts through digital technological tools? This is research into teaching Visual Arts (PIMENTEL, 2006), Qualitative (MINAYO, 2007), of the Action Research type (THIOLENT, 1998). Electronic forms, interviews, notes, photographs, videos, audios and student production were used to collect data. The collected materials were analyzed based on understanding and skill with digital tools, with reference to Competency 7 of the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and understanding and expression of the basic elements of visual language according to (DONDIS, 1997). From the experiences developed during the research, it was found that it is possible to use digital technological tools in teaching Visual Arts to enjoy, contextualize, create and share graphic works, thus enabling the use of mobile technologies, smartphones and tablets, as pedagogical tools for teaching-learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre zeros e uns: uma proposta para o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investigou o ensino de Artes Visuais com o auxílio de ferramentas tecnológicas digitais. Para tanto, recorreu-se à Abordagem Triangular (BARBOSA, 2010), Elementos Básicos da Linguagem Visual (DONDIS, 1997) e Objeto de Aprendizagem de Artes Visuais (OAAV) (LIMA, 2013), que são os principais aportes teóricos e metodológicos da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino de Artes Visuais por meio de ferramentas tecnológicas digitais para estudar sobre os Elementos Básicos da Linguagem Visual em ambiente virtual. A partir das vivências do pesquisador com a utilização de tecnologias digitais no ensino de Artes Visuais surgiu o seguinte questionamento: quais as possibilidades e limites da utilização de uma proposta para o ensino de Artes Visuais por meio de ferramentas tecnológicas digitais? Esta é uma pesquisa em ensino de Artes Visuais (PIMENTEL, 2006), Qualitativa (MINAYO, 2007), do tipo Pesquisa-ação (THIOLENT, 1998). Para a coleta de dados foram utilizados formulários eletrônicos, entrevistas, anotações, fotografias, vídeos, áudios e produção de alunos. Os materiais coletados foram analisados a partir da compreensão e desenvoltura com as ferramentas digitais, tendo como referência a Competência 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e entendimento e expressão dos elementos básicos da linguagem visual segundo (DONDIS, 1997). A partir das vivências desenvolvidas durante a pesquisa verificou-se que é possível usar ferramentas tecnológicas digitais no ensino de Artes Visuais para fruir, contextualizar, criar e compartilhar obras gráficas, assim possibilitando emprego de tecnologias móveis, smartphones e tablets, como ferramentas pedagógicas para o ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subject.ptbrFerramentas tecnológicas digitaispt_BR
dc.subject.ptbrElementos básicos da linguagem visualpt_BR
dc.subject.enTeaching visual artspt_BR
dc.subject.enDigital technological toolspt_BR
dc.subject.enBasic elements of visual languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7171273058622944pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1537-4155pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5549741678098188pt_BR
local.date.available2023-11-13-
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_de_isfelix.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.