Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74953
Tipo: TCC
Título : Prontuário eletrônico do paciente (PEP): ferramenta de sistematização e socialização da informação no campo da saúde.
Autor : Moreira, Adeli Gomes
Tutor: Pinto, Virginia Bentes
Palabras clave en portugués brasileño: Sistema computadorizado de registro médico;Registro médico;Prontuário de Paciente;Prontuário Eletrônico de Paciente;Acesso à Informação
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO
Fecha de publicación : 2009
Citación : MOREIRA, Adeli Gomes. Prontuário eletrônico do paciente (PEP): ferramenta de sistematização e socialização da informação no campo da saúde. 2009. 67 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a forma de trabalho da maioria dos profissionais foi afetada e, na área da saúde, com os Prontuários de Pacientes, não foi diferente. Essas tecnologias trouxeram mudanças, tanto no que diz respeito aos novos tratamentos, quanto no que diz respeito às anotações clínicas no prontuário, antes em papel e, atualmente, no suporte eletrônico, que passa a ser chamado Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Essa nova ferramenta oferece à equipe de saúde a oportunidade de desenvolver suas atividades em consonância com as exigências tecnológicas atuais. Diante deste contexto objetivamos, pois, com este estudo, investigar a percepção que os profissionais do campo da saúde têm sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente enquanto uma ferramenta de sistematização e socialização de informações para o campo da saúde, bem como as contribuições dessa nova versão do prontuário para a saúde dos cidadãos, tentando analisar se os profissionais dessa área estão preparados para lidar com essa nova realidade tecnológica. Outros objetivos que nortearam este estudo são: analisar o prontuário eletrônico dentro de uma dimensão da práxis de trabalho dos profissionais de saúde; investigar as contribuições que o PEP traz para a saúde dos cidadãos e identificar os fatores positivos e negativos do Prontuário Eletrônico do Paciente apontados pelos profissionais da saúde. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa, realizada em Fortaleza, no segundo semestre de 2008. A população constituiu-se de profissionais da área de saúde do Complexo Hospitalar da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem-FFOE e da Faculdade de Medicina-FAMED da Universidade Federal do Ceará. A amostra foi intencional e composta de trinta participantes, cinco para cada categoria. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário constituído por sete questões, sendo uma fechada e seis abertas. Os resultados mostraram que o PEP é, sim, uma ferramenta de sistematização e socialização da informação e que os profissionais envolvidos, de certa forma, o conhecem, mesmo que ele ainda não faça parte de sua práxis de trabalho. Também ficou evidente que as maiores vantagens do PEP concerne à facilidade no fluxo de informação e comunicação intra e entre a equipe de saúde e entre ela e os pacientes. Como desvantagens merecem destaque a falta de treinamento e os problemas de corrente elétrica, bem como resistência a mudanças.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74953
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5550819797882905
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-1283-8292
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8992341585329383
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_tcc_agmoreira.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.