Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74702
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação Sonora através da programação sônica: o desenvolvimento da criatividade e escuta mediado por composição algorítmica |
Autor : | Santos, João Victor Miranda Leão dos |
Tutor: | Viana Júnior, Gerardo Silveira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Programação Sônica;Construcionismo;Paisagem Sonora |
Palabras clave en inglés: | Sonic coding;Listening;Constructionism;Sound Education;Creativity |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SANTOS, João Victor Miranda Leão dos. Educação Sonora através da programação sônica : o desenvolvimento da criatividade e escuta mediado por composição algorítmica. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Murray Schafer, educador musical contemporâneo, chamou a atenção para o fato de que a criação geralmente não é o principal foco das aulas de Música. No contexto das escolas de Ensino Básico do estado do Ceará, não apenas é incomum que a criatividade receba a devida atenção, como também são observadas abordagens tradicionais que focam principalmente na História da Música, na Teoria Musical e/ou na leitura de partituras. Ademais, é raro que os estudantes de Música do Ensino Básico tenham acesso a ferramentas digitais para composição durante o processo de ensino-aprendizagem. Seymour Papert, idealizador do Construcionismo, afirmava que a melhor forma de aprender é por meio de processos de criação e que a programação computacional é uma excelente ferramenta para concretizar o pensamento abstrato dos estudantes, estimulando a criatividade e o pensamento lógico. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma uma abordagem baseada nos princípios da Educação Sonora e do Construcionismo pode estimular a criatividade e a habilidade de escuta de estudantes do Ensino Médio. Para tal, os sujeitos envolvidos foram desafiados a criar paisagens sonoras através de programação computacional. A composição musical mediada por programação tem sido alvo de estudos recentes, embora ainda representem um número pequeno. Por meio de uma abordagem triangular, observou-se o desenvolvimento da criatividade e da escuta de cinco participantes. Todas as evidências apontaram para um estímulo significativo no desenvolvimento da criatividade e de uma escuta ampliada, sensível e consciente. Entretanto, a devolutiva dos participantes através de discussão em grupo destacou aspectos que poderão ser aprimorados em práticas futuras. Concluiu-se que a criação de paisagens sonoras mediada por programação sônica (ou composição algorítmica) sob uma abordagem construcionista estimula o desenvolvimento de ambas as habilidades. |
Abstract: | Murray Schafer, a contemporary music educator, drew attention to the fact that creation is often not the main focus of music classes. In the context of elementary schools in the state of Ceará (Brazil), it is not only uncommon for creativity to receive the proper attention, but there are also traditional approaches that mainly focus on Music History, Music Theory, and/or score reading. Furthermore, it is rare for elementary school music students to have digital tools for composition during the teaching-learning process. Seymour Papert, the creator of Constructionism, stated that the best way to learn is through creative processes and that computer programming is an excellent tool for translating students' abstract thinking into something concrete, stimulating creativity and logical thinking. The aim of this study was to understand how an approach based on the principles of Sound Education and Constructionism can stimulate creativity and listening skills of secondary school students. To achieve this, the participants were challenged to create soundscapes through computer programming. Musical composition mediated by programming has been the subject of recent studies, although they still represent a small number. Using a triangular approach, the development of creativity and listening skills was observed in five subjects. All the evidence pointed to a significant stimulus for the development of creativity and expanded, sensitive, and conscious listening. However, feedback from participants through group discussion highlighted aspects that could be improved in future practices. It was concluded that the creation of soundscapes mediated by sonic coding (or algorithmic composition), under a constructionist approach, stimulates the development of both skills. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74702 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1269248603921812 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3713032970984293 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jvmldsantos (1).pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.