Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7468
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Atributos individuais, background familiar e as chances de sucesso dos candidatos ao vestibular da UFC
Autor : Guimarães, Daniel
Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palabras clave : Universidade Federal do Ceará;Ensino superior
Fecha de publicación : 2010
Editorial : José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citación : GUIMARÃES, D. B.; ARRAES, R. A. Atributos individuais, background familiar e as chances de sucesso dos candidatos ao vestibular da UFC. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 81-94, jul./dez. 2010.
Resumen en portugués brasileño: Analisar os determinantes dos desempenhos de candidatos ao concurso vestibular da UFC constitui-se o foco central deste artigo. A metodologia baseou-se em uma função de produção de rendimento educacional e estimação feita por modelos econométricos de escolha discreta, dicotômico e policotômico, com o fito de se extrair as chances de os candidatos lograrem êxito em todas as áreas do concurso. Para tanto, foi utilizada uma base de dados derivada de questionários socioeconômicos dos candidatos, e disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Dos resultados estatisticamente robustos, constatou-se no vetor de variáveis socioeconômicas um forte efeito negativo na chance de sucesso no vestibular para aqueles candidatos que se encontram no mercado de trabalho. Background familiar foi incisivo sobre os sucessos dos candidatos, vez que aqueles que possuem pais com nível superior demonstram possuir melhor performance no exame. A qualidade do ensino público de nível médio transpareceu nos resultados ao reduzir sobremaneira as chances de êxito para os candidatos advindos de escolas públicas. Analisando-se os desempenhos por área, concluiu-se, dentro de cenários de previsão, que candidatos com elevada chance de sucesso em determinada área não a manteria em outras áreas. Descartou-se o efeito concorrência como determinante do desempenho em cada área.
Abstract: Analyzing the performance determinants of candidate students in the college entrance examination at UFC is the main objective of this article. The methodology framework is based upon the specification of a return to education production function and its estimation is done through econometric models of discrete choice, dichotomous and polychotomous, with the aim of extracting students’ chances to achieve success in the examination in all areas of undergraduate courses offered by the university. Thus, a database derived from the candidates’ socioeconomic surveys was made available by the Undergraduate Office of UFC. From the statistically robust results, it was verified in the socioeconomic variables vector a strong negative effect in the chance of success in the examination for those candidates that are engaged in the labor market. Family background was incisive on candidates’ successes, since those that have parents with college education demonstrate to attain better performance in the examination. The quality of public secondary schooling was reflected in the results by reducing significantly the chances of success for students from public schools. Forecast scenarios within areas of knowledge allowed inferring that candidates with high chance of success in certain areas would not maintain it in others. The competition effect was discarded as decisive factor of performance in each area.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7468
ISSN : 2178-9258
1678-2089
Aparece en las colecciones: FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_dbguimaraes.pdf447,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.