Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74672
Type: | TCC |
Title: | Produtividade variável em obras de terraplenagem de vias urbanas com diferentes níveis de interferências: um estudo de caso |
Title in English: | Variable productivity in urban road earthworking by different levels of interference: a case study |
Authors: | Gonzaga, Carlos Mateus Gonçalves |
Advisor: | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | RUP;Produtividade;Interferências;Terraplenagem;Vias Urbanas |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | GONZAGA, Carlos Mateus Gonçalves. Produtividade variável em obras de terraplenagem de vias urbanas com diferentes níveis de interferências: um estudo de caso. 2021. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atrasos em obras resultam em prejuízos financeiros. E para calcular os prazos são necessárias as produtividades dos serviços, as quais podem variar significativamente a depender do ambiente e tipologia da obra. Podem-se encontrar as produtividades em tabelas usuais de Composição por Preço Unitário (CPU), em órgãos como a Caixa Econômica e secretarias de infraestrutura dos estados e municípios. Contudo, essas produtividades podem não ser representativas quando em ambientes de alto grau de interferências, como no caso de obras viárias em trechos urbanos de grandes cidades. A Prefeitura de Fortaleza, estado do Ceará, é responsável pelas obras de infraestrutura viária dos bairros. Uma obra no bairro Canindezinho, na mesma cidade, serviu como estudo de caso para avaliar o impacto de três diferentes variáveis que podem influenciar na produtividade: largura da via, ligações subterrâneas e fiações aéreas. O estudo analisou a correlação da produtividade de um determinado serviço com a variação destas três características separadamente. O serviço analisado especificamente, foi o de corte em solo. Para isso, foram calculados os volumes escavados e o tempo utilizado no serviço de escavação. As conclusões foram que a Razão Unitária de Produção (RUP) varia com a largura da rua seguindo, com R² de 0,716, uma função exponencial. As outras duas variáveis – ligações subterrâneas e fiação aérea – resultaram em variações de 23,49% e 29,38%, respectivamente, para mais na RUP significando diminuição da produtividade. Com posse desses resultados e com a equação da variação da RUP com a largura da rua, foi criada uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão do planejamento das obras. Trata-se de uma planilha que tem como entrada as características do trecho a ser executado e, como saída de dados, a produtividade e datas de término do serviço |
Abstract: | Delays in road works result in financial loss. The productivity of the services is necessary to calculate the deadlines, which can vary significantly depending on the ambience and type of work. Productivity indexes can be found in the usual Composition by Unit Price (CPU) tables, prepared by agencies such as Caixa Econômica and infrastructure agencies in states and municipalities. However, this productivity estimate may not be representative when in ambiences with a high degree of interferences, as in the case of road works in large urban areas. The Municipality of Fortaleza, state of Ceará, is responsible for the road infrastructure works in its area. A project in the Canindezinho neighborhood, in this city, served as a case study to assess the impact of three different variables that can impact productivity: road width, underground connections and overhead wires. The study analyzed separately the correlation of productivity of several stretches with the variation of these three characteristics. The service analyzed, specifically, was the ground cut. For this, the excavated volumes and the time used in the excavation service were calculated. The conclusions were that the Unit Production Ratio (RUP) varies with the street width following, with R² of 0.716, an exponential function. The other two variables – underground connections and overhead wiring – resulted in variations of 23.49 and 29.38%, respectively, for more in the RUP, meaning a decrease in productivity. With these results and the equation of the variation of the RUP by the width of the street, a tool was created to assist in decision-making in the planning of the works. It is a spreadsheet that has as input the characteristics of the road to be executed and, as data output, productivity and service end dates. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74672 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6363171584244604 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6651174048561578 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_2021_cmggonzaga.pdf | TCC | 1,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.