Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74664
Tipo: Tese
Título : Autobiografia do esquecimento: um ensaio sobre imagens, montagem, vestígios e metamorfose da identidade
Título en inglés: Autobiography of oblivion: an essay on images, montage, traces and the metamorphosis of identity
Autor : Cunha, Fernando Luís Maia da
Tutor: Lima, Aluísio Ferreira de
Palabras clave en portugués brasileño: Narrativas de si;Imagem autobiográfica;Fotografia;Memória;Montagem da identidade
Palabras clave en inglés: Narratives of self;Autobiographical image;Photography;Memory;Assembly of identity
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : CUNHA, Fernando Luís Maia da. Autobiografia do esquecimento: um ensaio sobre imagens, montagem, vestígios e metamorfose da identidade. 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo reconhece a presença ubíqua das narrativas em diferentes contextos culturais e históricos e sua função vital na construção de imagens de mundo. Narrativas, geralmente associadas à comunicação oral, desempenham um papel crucial na expressão da memória. A memória, seja social, coletiva ou individual, é um meio fundamental para recuperar e compartilhar essas narrativas. No âmbito das formas de registro da memória, a imagem fotográfica surge como um artefato poderoso, frequentemente vista como a testemunha mais fiel de eventos narrados. Como observou Walter Benjamin, narrar é a arte que dá vida à memória. Além disso, a narrativa de si, as narrativas autobiográficas e as histórias de vida, como discutido por Antônio da Costa Ciampa, representam formas de mobilizar nossas memórias e esquecimentos, revelando um vasto espectro de possibilidades e transformações da identidade. Esta tese se propõe a investigar a intrincada interação entre memória, imagem e o ato artístico, com especial ênfase na imagem fotográfica de cunho autobiográfico. A base conceitual deste estudo parte da premissa fundamental de que a narrativa é a manifestação da memória, e que a narrativa de si atua como um instrumento poderoso na mobilização de memórias e esquecimentos, moldando continuamente a montagem da metamorfose das identidades. Adotando uma abordagem teórico-crítica e uma triangulação metodológica, busca integrar harmoniosamente teoria, arte e afetividade em um movimento dinâmico de contextualização, criação e apreciação. Além disso, esta abordagem incorpora o conceito de “fabulação crítica” de Saidiya Hartman, que permite uma adoção da ficção como elemento imprescindível para a imaginação crítica e poética na pesquisa, evitando estruturas rígidas e possibilitando uma análise mais profunda dos fenômenos em estudo. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente que parta da Psicologia Social Crítica, estudos das imagens, campo da fotografia, linguagem, filosofia e das complexas interações entre memória, imagem e arte. Ele explora como esses elementos estão entrelaçados e colaboram na construção de narrativas pessoais e na apreciação das transformações em curso das identidades humanas e, portanto, busca contribuir com a ampliação entre campos epistemológicos que parecem de impossível diálogo e avançar nos estudos acerca da metamorfose da identidade, revelando novos caminhos na intersecção da memória, imagem e arte.
Abstract: This study acknowledges the ubiquitous presence of narratives in different cultural and historical contexts and their vital role in shaping worldviews. Narratives, often associated with oral communication, play a crucial role in the expression of memory. Memory, whether social, collective, or individual, is a fundamental means of retrieving and sharing these narratives. In the realm of memory recording forms, the photographic image emerges as a powerful artifact, often seen as the most faithful witness to narrated events. As Walter Benjamin noted, storytelling is the art that brings memory to life. Furthermore, self-narrative, autobiographical narratives, and life stories, as discussed by Antônio da Costa Ciampa, represent ways to mobilize our memories and forgetfulness, revealing a wide spectrum of possibilities and transformations of identity. This thesis aims to investigate the intricate interaction between memory, image, and artistic expression, with a special emphasis on autobiographical photographic imagery. The conceptual foundation of this study starts from the fundamental premise that narrative is the manifestation of memory, and self-narrative acts as a powerful instrument in mobilizing memories and forgetfulness, continuously shaping the assembly of identity metamorphosis. Adopting a theoretical-critical approach and a methodological triangulation, it seeks to harmoniously integrate theory, art, and affectivity in a dynamic movement of contextualization, creation, and appreciation. Furthermore, this approach incorporates Saidiya Hartman's concept of "critical fabulation," which allows for the adoption of fiction as an indispensable element for critical and poetic imagination in research, avoiding rigid structures and enabling a deeper analysis of the phenomena under study. This study aims to contribute to a more comprehensive understanding that draws from Critical Social Psychology, image studies, the field of photography, language, philosophy, and the complex interactions between memory, image, and art. It explores how these elements are intertwined and collaborate in the construction of personal narratives and in the appreciation of ongoing transformations in human identities. Therefore, it seeks to contribute to the expansion of epistemological fields that may appear to be in impossible dialogue and advance the studies on identity metamorphosis, revealing new paths at the intersection of memory, image, and art.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74664
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0003-3542-9096
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7678365011386951
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-9747-4701
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3925673395634061
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: PPGP - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_flmcunha.pdf
  Until 2025-10-10
34,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.