Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74662
Tipo: Dissertação
Título : A utilização de jogos no ensino da hidrostática
Autor : Oliveira, Rerison de Sousa
Tutor: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de Física;Wordwall;Kahoot;Jogos;Aprendizagem significativa
Fecha de publicación : 2023
Citación : OLIVEIRA, R. S. A utilização de jogos no ensino da hidrostática. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação busca contribuir com o processo de ensino, trabalhando de forma lúdica jogos online dentro de sites específicos que normalmente são utilizados em competição e, principalmente, para o ensino. O Wordwall e o Kahoot foram os sites utilizados neste trabalho de ensino de física. Os conceitos escolhidos para a pesquisa foram distribuídos em alguns tópicos de hidrostática, seguindo alguns passos dentro de uma sequência didática que basicamente consiste em coletar informações baseadas nas vivências dos alunos e seus conhecimentos prévios, baseando na aprendizagem significativa de Ausubel. Um próximo passo foi elaborar um jogo baseado nestas informações e depois aplicar esta atividade. Com os dados coletados o professor realiza uma intervenção didática para trabalhar os pontos que ainda demonstraram deficiência, podendo esse processo se repetir quantas vezes forem necessárias. A metodologia aplicada na coleta de informações sobre os conceitos aprendidos se baseia na familiarização dos jogos bem própria da geração de jovens de hoje em dia, pois isto se faz constante na vida dos estudantes. Para testar as sequências didáticas com os dois sites, trabalhou-se com até 173 alunos de um total de quatro diferentes turmas. A avaliação dos acertos das questões com conceitos de hidrostática explorados nas sequências didáticas foi obtida a partir de ferramentas dos próprios sites, o que facilitou a análise dos resultados. As sequências didáticas são de fáceis aplicações e a ideia poderá ser estendida para outros temas de estudos da física.
Abstract: This dissertation seeks to contribute to the teaching process, working in a playful way through online games within specific sites of competition and, mainly, for teaching. Wordwall and Kahoot were the sites used in this work for teaching physics with distributed concepts in some topics of hydrostatics. We follow some steps within a didactic sequence that basically consists of collecting information based on the students' experiences and their previous knowledge, based on the significant learning of Ausubel. A next step was to develop a game based on this information and then apply this activity, with the collected data the teacher performs a didactic intervention to work on the points that still showed deficiency, and this process can be repeated as many times as necessary. The methodology applied in collecting information about the learned concepts is based on familiarizing the games of today's young generation, as this is constant in the students' lives. To test the didactic sequences with the two sites, we worked with up to 173 students from four different classes. The analysis of the correct answers to the questions with hydrostatic concepts explored in the didactic sequences were obtained from tools on the websites themselves, which facilitated the analysis of the results. The didactic sequences are easy to apply and the idea can be extended to other physics topics.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74662
ORCID del tutor: 0000-0002-2321-3709
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5396850632263675
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_rsoliveira.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.