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Type: TCC
Title: Comercialização de produtos agroecológicos e marketing: conhecendo o consumidor e promovendo a agroecologia
Title in English: Commercialization of agroecological products and marketing: knowing the consumer and promoting sustainable agriculture
Authors: Rêgo, Gleydyson Ricarte Oliveira do
Advisor: Gamarra-Rojas, Guillermo
Keywords in Brazilian Portuguese : Agroecologia;Feiras agroecológicas;Comercialização agrícola;Agricultural marketing
Keywords in English : Agroecology;Agroecological fairs
Keywords in Spanish : Ferias agroecológicas;Mercadeo agrícola;Mercadeo agrícola
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Issue Date: 2023
Citation: RÊGO, Gleydyson Ricarte Oliveira do. Comercialização de produtos agroecológicos e marketing: conhecendo o consumidor e promovendo a agricultura sustentável. 2023. 55 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A produção de alimentos sustentáveis é imperativa para a sustentabilidade dos agroecossistemas, sendo necessário para isso ações que estabeleçam ambientes de comercialização sólidos, fortalecendo as relações entre agricultores e consumidores. Objetivou-se com este estudo identificar as estratégias de marketing utilizadas pelos agricultores na feira agroecológica Caroá, associadas à percepção e ao perfil do consumidor destes locais e identificar suas fragilidades e oportunidades. A pesquisa realizada é do tipo exploratória, com orientação para o marketing, utilizando-se a técnica da entrevista e como instrumento de coleta um questionário semiestruturado. Foram aplicados 17 questionários, sendo cinco entrevistas presenciais e doze feitas on-line, durante o mês de novembro de 2019. Dividiu-se as entrevistas em duas partes, sendo uma para caracterização socioeconômica dos entrevistados, e uma segunda parte para as perguntas que atendiam aos objetivos da pesquisa. Para os dados socioeconômicos foi utilizado estatística descritiva para a organização e interpretação dos dados e para os demais, análise de conteúdo. Os consumidores foram caracterizados predominantemente do sexo feminino, sendo a maioria na faixa de 31 a 40 anos, com renda média de 4 salários-mínimos, e com ensino superior completo. Foi possível identificar a percepção de ações de marketing pelos consumidores como preço e qualidade de produto e bom atendimento. O meio mais eficiente de prospecção de novos clientes se dá por ‘boca-a-boca’ e pelas redes sociais, tanto de consumidores da feira, como pelas redes mantidas pela associação de agricultores. Como principais entraves está o não reconhecimento do produto agroecológico, a baixa variedade de oferta e o acesso as estes produtos sendo indicado que há espaço para a expansão das feiras em outros bairros. Esses consumidores se associam principalmente em pools, ou seja, pela ideia da busca de hábitos de alimentação e de vida saudável. Questões associadas a economia solidária, sociais e ecológicas estão presentes dentro do escopo dos valores associados aos produtos mas, o que fica claro é que apesar destes serem estímulos reforçadores para o consumo, o que os motivam é a busca de uma alimentação saudável.
Abstract: The production of sustainable food is imperative for the sustainability of agroecosystems, requiring actions that establish solid marketing environments, strengthening relationships between farmers and consumers. The objective of this study was to identify the marketing strategies used by farmers at the Caroá agroecological fair, associated with the perception and profile of the consumer of these places and to identify their weaknesses and opportunities. The research carried out is of an exploratory type, with a marketing orientation, using the interview technique and a semi-structured questionnaire as a collection instrument. 17 questionnaires were applied, with five face-to-face interviews and twelve carried out online, during the month of November 2019. The interviews were divided into two parts, one for the socioeconomic characterization of the interviewees, and a second part for the questions that answered to the research objectives. For socioeconomic data, descriptive statistics were used for the organization and interpretation of data and for the others, content analysis. Consumers were characterized predominantly as females, most of them aged between 31 and 40 years old, with an average income of 4 minimum wages, and with complete higher education. It was possible to identify the perception of marketing actions by consumers such as price and product quality and good service. The most efficient means of prospecting for new customers is through 'word of mouth' and social networks, both from consumers at the fair and through networks maintained by the farmers' association. As main obstacles are the non-recognition of the agroecological product, the low variety on offer and access to these products, indicating that there is room for the expansion of fairs in other neighborhoods. These consumers associate mainly in pools, that is, through the idea of seeking healthy eating and living habits. Issues associated with the solidary, social and ecological economy are present within the scope of the values associated with the products, but what is clear is that although these are reinforcing stimuli for consumption, what motivates them is the pursuit of healthy eating.
Abstract in Spanish: La producción de alimentos sustentables es imperativa para la sustentabilidad de los agroecosistemas, requiriendo acciones que establezcan ambientes sólidos de comercialización, fortaleciendo las relaciones entre agricultores y consumidores. El objetivo de este estudio fue identificar las estrategias de marketing utilizadas por los agricultores en la feria agroecológica de Caroá, asociadas a la percepción y perfil del consumidor de estos lugares e identificar sus debilidades y oportunidades. La investigación realizada es de tipo exploratoria, con orientación de marketing, utilizando como instrumento de recolección la técnica de la entrevista y un cuestionario semiestructurado. Se aplicaron 17 cuestionarios, con cinco entrevistas presenciales y doce realizadas en línea, durante el mes de noviembre de 2019. Las entrevistas se dividieron en dos partes, una para la caracterización socioeconómica de los entrevistados, y una segunda parte para las preguntas que respondió a los objetivos de la investigación. Para los datos socioeconómicos se utilizó estadística descriptiva para la organización e interpretación de los datos y para los demás análisis de contenido. Los consumidores se caracterizaron predominantemente por ser mujeres, en su mayoría con edades entre 31 y 40 años, con un ingreso promedio de 4 salarios mínimos y con educación superior completa. Se logró identificar la percepción de las acciones de marketing por parte de los consumidores como precio y calidad del producto y buen servicio. El medio más eficiente de prospección de nuevos clientes es a través del 'boca a boca' y las redes sociales, tanto de los consumidores en la feria como a través de las redes mantenidas por la asociación de agricultores. Como principales obstáculos se encuentran el no reconocimiento del producto agroecológico, la poca variedad en la oferta y el acceso a estos productos, lo que indica que hay espacio para la expansión de ferias en otros barrios. Estos consumidores se asocian principalmente en piscinas, es decir, a través de la idea de buscar hábitos de vida y alimentación saludables. Cuestiones asociadas a la economía solidaria, social y ecológica están presentes en el ámbito de los valores asociados a los productos, pero lo que está claro es que si bien estos son estímulos reforzantes del consumo, lo que los motiva es la búsqueda de una alimentación saludable.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74656
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7640961366016498
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736651405177100
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:AGRONOMIA - Monografias

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