Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74629
Tipo: Dissertação
Título: Análise econômica de experimentos de alimentação de suínos
Autor(es): Carvalho, Roberto Cláudio de Almeida
Orientador: Teixeira Filho, Antonio Raphael
Palavras-chave em português: Suínos - Alimentação e rações
CNPq: CIENCIAS AGRARIAS
Data do documento: 1973
Citação: CARVALHO, Roberto Cláudio de Almeida. Análise econômica de experimentos de alimentação de suínos. 1973. 47 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG,1973.
Resumo: Através da experimentação agronômica, são determinadas as relações entre produto e fatores de produção. O conhecimento dessas relações físicas é de grande relevância quando se deseja fazer análise econômica, a fim de melhor orientar as decisões dos produtores. Este trabalho foi uma tentativa de analisar, do ponto-de-vista econômico, experimentos de alimentação de suínos. A alimentação é o fator de maior relevância na composição do custo de produção em suinocultura. A determinação da eficiência econômica no uso de rações é, assim, Importante para os produtores, consumidores, extensionistas e fábricas de ração. As rações usadas nos experimentos continham diferentes proporções de melaço, fubá do milho (alimentos energéticos) e farelo de soja (fonte proteica). Haviam pequenas quantidades de vitaminas, antibioticos e minerais de reduzido custo. O melaço entrava como substituto parcial do milho como fonte de carboidratos, visando o barateamento da ração. O melaço é abundante e barato enquanto o milho é relativamente caro. Os objetivos principais do trabalho consistiam em determinar, rações economicamente ótimas, para cada fase de desenvolvimento do animal (crescimento e acabamento), isto é, as quantidades de melaço, fubá de milho e farelo de soja que proporcionassem o máximo retorno para o produtor, bem como verificar a sensibilidade das soluções ótimas as variações de preço. Deste modo, o nível economicamente ótimo de substituição do melaço por milho seria determinado. Tentou-se verificar se o processo produtivo poderia ser descrito com uma s função, através do uso de variáveis simuladas. Isto foi feito porque em cada fase, o rebanho e os tratamentos eram diferentes)´. O modelo econômico usado foi a função de produção com três insumos variáveis. A escolha da função a utilizar foi realizada tendo em vista que ela descrevesse os fenômenos biológicos envolvidos no processo de produção, tais como: produtividade marginal decrescentes para cada fator, taxa marginal decrescente de substituição entre os fatores em cada isoquanta e mudança na proporção de combinação dos fatores para cada nova isoquanta atingida. A variável dependente era ganho de peso ou peso total, e as variáveis independentes, os consumos de cada fator.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74629
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0842202953248838
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_dis_rcacarvalho.pdf21,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.