Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74606
Type: TCC
Title: Análise de padrões de ciclo de condução em segmentos viários: um estudo da operação dos veículos de carga - VUC em Fortaleza
Title in English: Analysis of driving cycle patterns in road segments: a study of the operation of urban cargo vehicle in Fortaleza
Authors: Silva, Vitória Jéssica Sousa
Advisor: Bertoncini, Bruno Vieira
Keywords in Brazilian Portuguese : Ciclos de condução;Emissões veiculares;Aspectos urbanos locais
Keywords in English : Driving cycles;Vehicle Emissions;Local urban aspects
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Vitória Jéssica Sousa. Análise de padrões de ciclo de condução em segmentos viários: um estudo da operação dos veículos de carga-VUC em Fortaleza. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ciclos de condução são utilizados intensivamente na estimativa de emissões veiculares e em representações do tráfego local. Diante dos crescentes danos ao meio ambiente e à saúde da população ocasionados pelas emissões veiculares, o estudo desse tipo de ferramenta é essencial, embora ainda seja escasso. O presente trabalho busca analisar ciclos de condução de segmentos viários, por meio da identificação dos fatores que o influenciam e das emissões veiculares associadas. Para a construção dos ciclos de construção foram utilizados dados de condução reais de 28 motoristas, coletados em 2019, que trafegaram em três grandes avenidas da cidade de Fortaleza utilizando Veículos Urbanos de Carga (VUC), com motor ciclo diesel, que para fins de construção do ciclo de condução foram divididas em segmentos menores delimitados pela presença de semáforo. Durante as viagens, houve monitoramento on-board de parâmetros de ciclos de condução, localização e emissões de poluentes a cada 1 Hz. Em geral os resultados, mostraram a influência da programação semafórica nas velocidades desenvolvidas em cada segmento e, consequentemente, na emissão de poluentes. Os trechos que apresentaram maiores variações nas velocidades médias desenvolvidas resultaram níveis de emissões muito maiores do que os trechos onde a velocidade média foi constante.
Abstract: Driving cycles are used intensively in the estimation of vehicular emissions and in representations of local traffic. Given the increasing damage to the environment and health of the population caused by vehicular emissions, the study of this type of tool is essential, although it is still scarce. The present work seeks analyzes the driving cycles of road segments, through the identification of the factors that influence it and the associated vehicular emissions. For the construction of the driving cycles, real conduction data from 28 drivers were used, collected in 2019, who traveled on three major avenues of the city of Fortaleza using Urban Freight Transportation, with diesel cycle engine, that for construction of driving cycle purposes they were divided into smaller segments delimited by the presence of traffic light. During the trips, there was on-board monitoring of driving cycle parameters, location and pollutant emissions every 1 Hz. In general, the results showed the influence of the presence of traffic lights on the speeds developed in each segment and, consequently, on the emission of pollutants. The stretches that showed greater variations in the average developed speeds resulted in much higher emission levels than the stretches where the average speed was constant.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74606
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3683357029229928
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_vjssilva.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.