Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74590
Tipo: TCC
Título: Glicosaminoglicanos sulfatados da brânquia de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus 1758)
Autor(es): Lima, Antônio Carlos Nunes de
Orientador: Araújo, Ianna Wivianne Fernandes de
Palavras-chave em português: Peixe dulcícola;Resíduo;Polissacarídeos sulfatados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA::ENGENHARIA DE PESCA
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Antônio Carlos Nunes de. Glicosaminoglicanos sulfatados da brânquia de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus 1758). 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A filetagem de tilápia do Nilo (Oreochomis niloticus) gera resíduos orgânicos para obtenção de polímeros de valor biotecnológico, tais como glicosaminoglicanos (GAGs), os quais aqueles de brânquia apresentam natureza complexa e heterogênea. O objetivo deste estudo foi extrair da brânquia de tilápia GAGs e analisar o emprego alternativo do álcool ou cetona, na separação de frações, sobre o rendimento e as características físico-químicas e estruturais. A brânquia desidratada (10 g) foi digerida (24 h; 60 °C) com papaína a 15% em tampão acetato de sódio 100 mM (pH 5,0) contendo cisteína e EDTA, ambos a 5 mM, e ao material filtrado, adicionado cloreto cetilpiridínio (CCP) a 10% para precipitação dos GAGs. Após 24 h, o precipitado obtido foi lavado com CCP a 0,05%, dissolvido em solução de NaCl:álcool (v:v) e adicionado álcool para precipitação (4 °C;24 h). Em seguida, os GAGs brutos foram lavados duas vezes com álcool a 80%, outra com grau comercial e finalmente secos em estufa. Para fracionamento, amostra (5 mg/mL) foi preparada em água e volumes crescentes de álcool ou cetona (1-3:1) foram aplicados para precipitação dos GAGs (4 °C;72 h). As frações alcóolicas (Fa1-3) ou cetônicas (Fc1-3) foram analisadas quanto ao rendimento e metacromasia por eletroforese em gel de agarose comparando-se ao condroitim sulfato (CS), dermatan sulfato e heparina padrões. Espectroscopia de infravermelho (extrato e frações), para caracterização estrutural, foi realizada em pastilhas de KBr. A brânquia desidratada rendeu 9,1 ± 0,03% em GAGs brutos (9,1 ± 0,26 mg de GAGs/g de resíduo). Separação por solvente resultou apenas em Fc1 e Fa1, cujos rendimentos foram 16±0,00% e 10±0,66% (p < 0,05), respectivamente, porém não revelando, por eletroforese, metacromasia como GAG bruto tipo CS. Por outro lado, análises por infravermelho revelaram espectros com estruturas diferentes entre os materiais, especialmente pela ausência de sulfatação na Fa1, enquanto Fc1 revelou C-6-S comparada aos GAGs brutos (C-4/6-S). Assim, o uso de uma metodologia simples e de menor custo, que utiliza a cetona como agente orgânico, sugere seletiva para recuperar baixas quantidades do C-6-S da brânquia de tilápia do Nilo.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74590
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6930376819655453
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5530139868575298
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_acnlima.pdf782,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.