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Tipo: Tese
Título : Ensaios utilizando econometria espacial: aplicações em modelos de decisão de famílias em áreas de risco e precificação e demanda por gasolina em postos de combustíveis de Fortaleza -CE
Autor : Falconeri, Priscila Silva Rodrigues
Tutor: Soares, Ricardo Brito
Palabras clave en portugués brasileño: Efeito Vizinhança;Autocorrelação Espacial;Elasticidade da Demanda
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : FALCONERI, Priscila Silva Rodrigues. Ensaios utilizando econometria espacial: aplicações em modelos de decisão de famílias em áreas de risco e precificação e demanda por gasolina em postos de combustíveis de Fortaleza -CE. Tese (Doutorado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A tese apresenta um conjunto de 3 artigos que buscam demonstrar a partir da análise espacial, se as decisões dos agentes, são influenciadas pelas ações de seus vizinhos, ou seja se existe um padrão espacial na tomada de decisão. O primeiro capítulo analisa a decisão das famílias que foram retiradas das margens do Rio Cocó em Fortaleza (Projeto Rio Cocó), e que tiveram que decidir entre receber indenização pelas benfeitorias realizadas no imóvel que moravam ou serem realocadas em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. Buscouse investigar em destaque se as decisões individuais apresentaram correlação espaciais das decisões dos vizinhos. Os dados utilizados para a análise são do monitoramento do projeto, sendo possível a partir desses observar características das famílias, da residência e também o georreferenciamento das moradias. Assim foi estimado um modelo probit espacial (WILHELM, DE MATOS; 2013), encontrando-se evidências favoráveis ao efeito espacial de interação entre vizinhos. O segundo capítulo da tese tem como objetivo testar e modelar a existência de efeito vizinhança e de autocorrelção espacial em modelos de demanda por gasolina em Fortaleza, utilizando microinformações de quantidade e preço de gasolina ao nível de postos de gasolina de Fortaleza. Para isso são usadas informações das notas fiscais eletrônicas da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), sendo estimados modelos de dados em painel espacial a partir do Método de Momentos Generalizados (GMM) (MILLO, et al, 2012; SANTOS E FARIA, 2012). Os principais resultados encontrados revelam que negligenciar a correlação espacial em modelos de demanda implicam em viés na estimação da elasticidade-preço de gasolina. O terceiro capítulo da tese analisa se o processo de ajustes de preços dos combustíveis após um choque de custo, apresenta um padrão espacial entre os postos de gasolina de Fortaleza. Mais especificamente, objetiva analisar a existência de um padrão espacial na majoração dos preços cobrados, fazendo com que os postos mais próximos entre si apresentem variação de preços semelhantes. Para a análise foram criadas matrizes de pesos espaciais em diferentes distâncias e observados o valor do I de Moran para a observação e teste de autocorrelação espacial. Os principais resultados encontrados demostram haver um padrão espacial da variação percentual dos preços e que a medida que a distância entre os postos aumenta a força desse padrão espacial se torna menor.
Abstract: The thesis presents a set of 3 articles that seek to demonstrate, from spatial analysis, whether the agents' decisions are influenced by the actions of their neighbors, that is, whether there is a spatial pattern in decision making. The first chapter analyzes the decision of the families that were removed from the banks of the Cocó River in Fortaleza (Rio Cocó Project), and who had to decide between receiving compensation for the improvements made to the property they lived in or being relocated in housing projects of the Minha Casa Minha Vida Program. We sought to investigate whether individual decisions were spatially correlated with neighbors' decisions. The data used for the analysis are from the monitoring of the project, making it possible to observe characteristics of the families, the residence and also the georeferencing of the houses. Thus, a spatial probit model was estimated (WILHELM, DE MATOS; 2013), finding evidence favorable to the spatial effect of interaction between neighbors. The second chapter of the thesis aims to test and model the existence of neighborhood effect and spatial autocorrelation in models of demand for gasoline in Fortaleza, using microinformation of quantity and price of gasoline at the level of gas stations in Fortaleza. For this purpose, information from electronic invoices from the Treasury Department of the State of Ceará (SEFAZ) is used, and spatial panel data models are estimated using the Generalized Moments Method (GMM) (MILLO, et al, 2012; SANTOS E FARIA, 2012). The main results found reveal that neglecting the spatial correlation in demand models implies bias in the estimation of gasoline price elasticity. The third chapter of the thesis analyzes whether the process of fuel price adjustments after a cost shock presents a spatial pattern among gas stations in Fortaleza. More specifically, it aims to analyze the existence of a spatial pattern in the increase in prices charged, making the gas stations closest to each other present similar price variations. For the analysis, matrices of spatial weights were created at different distances and the value of Moran's I was observed for the observation and spatial autocorrelation test. The main results found show that there is a spatial pattern of the percentage change in prices and that as the distance between stations increases, the strength of this spatial pattern becomes smaller.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74583
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1649407021499538
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CAEN - Teses defendidas na UFC

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