Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74556
Tipo: | Dissertação |
Título : | D-CREEA: DSML para criação de jogos analógicos educacionais de cartas |
Título en inglés: | D-CREEA: DSML for creating educational analog card games |
Autor : | Silva, Rubens Anderson de Sousa |
Tutor: | Andrade, Rossana Maria de Castro |
Palabras clave en portugués brasileño: | Informática na educação;Jogos educacionais;Jogos analógicos de cartas;MDE;DSML |
Palabras clave en inglés: | Informatics in the education;Educational games;Analog card games;MDE;DSML |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, Rubens Anderson de Sousa. D-CREEA: DSML para criação de jogos analógicos educacionais de cartas. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Os jogos educativos digitais e analógicos podem promover uma experiência lúdica de aprendizagem por meio da resolução de problemas relacionados à matéria de uma disciplina e colocar o aluno como principal ator no processo de aprendizagem. Além disso, na utilização de jogos educacionais analógicos, essa experiência proporciona uma discussão presencial sobre o assunto, com interação tátil e feedback rápido. No entanto, desenvolver um jogo educacional não é trivial, porque exige, além de uma base científica, conhecimento em educação e experiência em design de jogos. Os conceitos de Model-Driven Engineering/Engenharia Orientada a Modelos (MDE), entre eles o de Domain-Specific Modeling Language/Linguagem de Modelagem Específica de Domínio (DSML), têm sido usados no desenvolvimento de jogos educacionais digitais para facilitar o processo de desenvolvimento de forma padronizada e semiautomática. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é primeiro desenvolver uma DSML para a criação de jogos analógicos educacionais de cartas, denominada D-CreEA Card Games e, em seguida, uma plataforma WEB baseada nesta DSML. A motivação deste trabalho é auxiliar professores da área de Computação na construção de metodologias de aprendizagem lúdica através de jogos. Para a avaliação da D-CreEA, professores de Ciência da Computação utilizaram a plataforma para desenvolver um jogo de cartas via manipulação de um jogo padrão, passando por todas as fases de desenvolvimento do mesmo. Esta avaliação revelou que a plataforma D-CreEA pode ser de fato útil para a criação de jogos analógicos, assegurando todos os quesitos de qualidade considerados em um nível satisfatório, segundo os participantes da avaliação. |
Abstract: | Educational games can promote a playful learning experience by solving problems related to the educational content of a subject, placing the student as the main actor in the learning process. In addition, with analog educational games, this experience provides a face-to-face discussion on the subject, with tactile interaction and quick feedback. However, developing an educational game is not trivial, since it requires knowledge in education, game design and scientific background. To facilitate this process, one can use the concept of MDE (Model-Driven Engineering) and DSML (Domain-Specific Modeling Language), in a standard and semi-automated way. In this context, the objective of this work is first to develop a DSML to create educational analog card games, called D-CreEA Card Games, and then a WEB platform based on the DSML. The motivation of this work is to help professors in the Computing field to construct playful learning methodologies using games. To evaluate D-CreEA, Computer Science professors had used the platform to develop a card game through the manipulation of a standard game, at all stages of the game development. The evaluation revealed that the D-CreEA platform can indeed be useful for creating educational analog games, satisfying all aspects of quality considered, according to the participants. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74556 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7001638766945242 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9576713124661835 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_rassilva.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.