Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74540
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ambientes totais para ensino de projeto de arquitetura: novos paradigmas de utilização da informática |
Autor(es): | Sales, Gastao Santos |
Orientador: | Jorge, Wilson Edson |
Palavras-chave em português: | Projeto de arquitetura;Ensino;Educação;Arquitetura;Educação à distância;Tecnologia educacional |
Palavras-chave em inglês: | Architectural design;Teaching;Architecture;Information technology;Distance learning;Educational technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Data do documento: | 2005 |
Resumo: | Esta dissertação estuda o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencia ao não presencia. A partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, destacando seus métodos, modelos, instrumentos e suportes, é analisada a evolução das ferramentas informatizadas de auxílio à projetação, característica marcante da profissão na última metade do século XX, bem como as possibilidades que se apresentam para a Informática aplicada à Arquitetura. Nesse aspecto, são particularmente discutidas e anali- sadas expoentes profissionais cuja prática atual está fundamentalmente relacionada com a utilização de computadores no processo de projeto. No âmbito pedagógico-didático, são abordadas as principais questões que caracterizaram o ensino presencial de projeto arquitetônico ao longo dos últimos duzentos anos, assim como é apresentado um panorama completo do estádio atual da Educação a Distância no Brasil, das suas origens históricas internacionais às aplicações de destaque relacionadas com a gráfica computacional. Por fim, são abordados conceitos de projeto distribuído e 'colaborativo', mediado pelas tecnologias da informação e comunicação, e o aprendizado apoiado pela inovação tecnológica, detalhando os principais casos de ateliês virtuais de projeto. Conclui-se que o ensino presencia I de projeto carrega consigo um anacronismo tecnológico e que a tecnologia comunicacional disponível já permite o ensino a distância de projeto arquitetônico, como atestam os experimentos apresentados. O ambiente total incluirá a sala de aula física e a Internet, definindo um /locus ampliado para novos modelos de prática educacional, como já vem acontecendo em diversas áreas do conhecimento. Esta mudança carrega consigo possibilidades de, ao mesmo tempo, atualizar tecnologicamente os modelos historicamente consolidados e corrigir falhas que se apresentaram com maior ênfase nas últimas três décadas. |
Abstract: | This dissertation studies the teaching of architectural design, under the perspective of information technology, from the presential to the nonpresential. From then theoretical comprehension about the design process, highlighting its methods, models, instruments and supports, the evolution of the informational tools of aids to the design outstanding characteristic of the profession on the last half of the zo" century - is herein analyzed, as ell as the possibilities which will be envisioned to the information technology applied to architecture. In this aspect, distinguished professionals, whose current practices are basic selated with the use of computers in the design process, are particularly discussed and analyzed. In the pedagogical-didactic scope, the main concerns which characterized the presential architectural design teaching throughout the last two hundred years are approached, as well as it is presented a complete panorama of the present state of the Distance Learning in Brazil, going from its international historical origins to utmost applications related to computational graphics. Finally, concepts of collaborative and distributive design are discussed, mediated by the Communication and Information Technologies, and the learning supported by the technological innovation, detailing the main casesfrom the Virtual Design Studios. It is concluded that the presential teaching of design carriers within it a technological -anachronisrn and that the communicational technology available has been making distance learning of architectural design possible, as the presented experiments may testify. The total ambient will congregate the physical classroom and the Internet, defining a virtual enlarged locus to the new models of the educational practice, as it has been already happening in varíoús areas of knowledge. This change makes it possible to technologically update the historically consolidated models at the same time it corrects flaws which were observable with more emphasis during the last three decades. |
Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74540 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-4082-830X |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4790075587111467 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4822219764211986 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DAUD - Dissertações defendidas em outras instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_dis_gssales.pdf | 185,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.