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Tipo: Tese
Título : Eficácia de um cenário de simulação clínica para aquisição de competência do enfermeiro para o manejo da hemorragia pós-parto: ensaio clínico randomizado
Autor : Coelho, Tatiane da Silva
Tutor: Damasceno, Ana Kelve de Castro
Palabras clave en portugués brasileño: Exercício de Simulação;Ensaio Clínico Controlado;Enfermagem Obstétrica;Hemorragia pós-parto;Educação em Enfermagem;Treinamento por Simulação;Competência Profissional
Palabras clave en inglés: Simulation Exercise;Controlled Clinical Trial;Obstetric Nursing;postpartum hemorrhage;Nursing Education;Simulation Training;Professional Competence
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Fecha de publicación : 2023
Citación : COELHO, Tatiane da Silva. Eficácia de um cenário de simulação clínica para aquisição de competência do enfermeiro para o manejo da hemorragia pós-parto: ensaio clínico randomizado. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74453. Acesso em: 25 set. 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo objetivou avaliar a eficácia de um cenário de simulação clínica para a aquisição de competência do enfermeiro para o manejo da hemorragia pós-parto (HPP). Trata-se de um ensaio clínico randomizado, cego, realizado na Maternidade Escola da Universidade Federal do Ceará, instituição terciária, componente da estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia. A população do estudo foi constituída por enfermeiros de ambos os sexos, atuantes em setores que prestam assistência materna direta às mulheres em trabalho de parto e/ou no pós-parto, distribuídos em 2 grupos paralelos e aleatorizados por um programa de computador, com alocação de 1:1, de acordo com o sorteio. Os enfermeiros do grupo controle participaram de uma aula expositiva remota acerca do manejo da HPP, além do treinamento comumente disponibilizado pela instituição para qualificação de sua equipe profissional, e o grupo intervenção que, além de participar da aula acerca do manejo da HPP, também participou de um cenário de simulação clínica para o manejo da HPP, como metodologia ativa de ensino-aprendizagem na educação permanente de profissionais de saúde. A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2022 a março de 2023. Os dados foram analisados através do software R 4.2.0. As variáveis sociodemográficas e relacionadas ao nível de formação, setor e tempo de atuação, competência e treinamento prévios acerca da HPP foram analisadas. Para as variáveis contínuas e escalares foram utilizadas medidas de tendência central e dispersão, média e desvio-padrão respectivamente. As variáveis categóricas foram analisadas conforme a frequência relativa e absoluta. O teste de Wilcoxon foi utilizado para comparar as medianas de duas amostras independentes. As distribuições das variáveis categóricas foram comparadas usando o teste Qui-Quadrado ou Exato de Fisher. A amostra final foi constituída por 37 enfermeiros, a maioria do sexo feminino (78,4%) e média de idade de 40 anos, com (70,2%) de especialistas em áreas diversificadas. Cerca de 91% dos enfermeiros referiram ter vivenciado a assistência a uma puérpera com HPP, entretanto, aproximadamente, 30% deles afirmaram não se sentir preparados para o manejo da HPP por medo/insegurança ou ainda falta de conhecimento. Na avaliação após intervenção, a média de acertos no pós-teste no grupo intervenção aumentou em 4x e no grupo controle em 3x. A intervenção educativa, com a utilização do cenário de simulação, mostrou-se eficaz para o processo de ensino aprendizagem de enfermeiros para o manejo da hemorragia pós-parto. Os autores recomendam a utilização da simulação clínica enquanto estratégia de ensino para a educação permanente dos enfermeiros, com vistas à melhoria do desempenho cognitivo, habilidades e atitudes, além da melhoria do julgamento clínico, da autonomia, da confiança e satisfação do enfermeiro no manejo da hemorragia pós-parto, impactando diretamente na qualidade do cuidado e na segurança do paciente.
Abstract: This study aimed to evaluate the effectiveness of a clinical simulation scenario for the acquisition of nurses' skills for the management of postpartum hemorrhage (PPH). This is a randomized, blinded clinical trial, carried out at the Maternidade Escola, at the Federal University of Ceará, a tertiary hospital, component of the Zero Maternal Death by Hemorrhage Strategy. The study population consisted of male and female nurses, working in sectors that provide direct maternal care to women in labor and/or in the postpartum period, divided into two parallel groups and randomized by a computer program, in wich allocation was 1:1, based on the randomization. The nurses in the control group participated in an expository class on the management of PPH, in addition to the training commonly provided by the institution for the qualification of the hospital team, and the intervention group which, in addition to participating in the class on the management of PPH, also participated of a clinical simulation scenario for the management of PPH, as an active teaching-learning methodology in the permanent education of health professionals. Data collection took place from October 2022 to March 2023. Data were analyzed using the R 4.2.0 software. The sociodemographic variables and those related to the level of education, sector and length of experience, competence and previous training on PPH were analyzed. For continuous and scalar variables measures of central tendency and dispersion, mean and standard deviation were used respectively. Categorical variables were analyzed according to relative and absolute frequency. The Wilcoxon test was used to compare the medians of two independent samples. Distributions of categorical variables were compared using the Chi-square or Fisher's exact test. The final sample consisted of 37 nurses, mostly female (78.4%) and mean age of 40 years, with (70.2%) specialists in different areas. About 91% of the nurses reported having experienced assistance to a puerperal woman with PPH, however, approximately 30% of them stated that they did not feel prepared for the management of PPH, due to fear/insecurity or lack of knowledge. In the post-intervention evaluation, the average of correct answers in the post-test in the intervention group increased by 4x and in the control group by 3x. The educational intervention, using the simulation scenario, proved to be effective for the teaching-learning process of nurses in the management of postpartum hemorrhage. The authors recommend the use of clinical simulation as a teaching strategy for the permanent education of nurses, with a view to improving cognitive performance, skills and attitudes, in addition to improving clinical judgment, autonomy, confidence and satisfaction of nurses in the management of postpartum hemorrhage.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74453
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-9810-6107
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2796020476393363
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-4690-9327
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1196352295956788
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: DENF - Teses defendidas na UFC

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