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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFreire, Francisco Nivaldo Aguiar-
dc.contributor.authorToscano, João Victor Viana Batista-
dc.date.accessioned2023-09-21T17:33:30Z-
dc.date.available2023-09-21T17:33:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTOSCANO, João Victor Viana Batista. 2022. 80 f. Estudo de viabilidade de estação de bicicletas elétricas compartilhadas recarregadas via tapete gerador como alternativa ao transporte urbano de Fortaleza. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74426-
dc.description.abstractFor trips up to 5 kilometers, bicycles are the type of transport that takes the least amount of time taken to move, being a strong alternative in the face of traffic congestion in urban centers. Despite saving time, the use of a common bicycle can become a stronger physical exercise, causing fatigue and sweating. On the other hand, the electric bicycle appears to bring greater comfort and less effort when pedaling, allowing people of any age and physical condition to use it without major problems. Noticing that the city of Fortaleza has not explored the advantages of electric bicycles in shared stations, this work carried out a technical feasibility study for the implementation of a shared electric bicycle station that works with a hybrid model of energy generation, where its off-grid part uses a new concept of renewable energy source through an energy harvesting floor, with the aim of improving the quality of this transport service to the citizens of Fortaleza and guaranteeing its sustainability. The methodology consisted of quantifying the daily energy demand to be met, in kWh per station, proposing equipment, suggesting a circuit for off-grid generation that uses a battery bank, calculating the size of the harvesting floor for a condition of daily movement of people, stipulate the acquisition costs of the station's equipment and bicycles, and stipulate the costs of preventive maintenance over the years of use. The daily energy production per station totaled 7 kWh, requiring 320 blocks of the harvesting floor and daily movement of 7500 people to meet the demand. The results revealed a total implementation cost of R$ 310,776.78 per station, with 15 bicycles of 350 W of power each. The return on investment is expected in about 2 years and 8 months after the station starts operating. A comparison was made of the cost of implementing the station using a harvesting floor against the use of solar energy and energy from the grid, where it was found that the first option technology is the most expensive among the three. Finally, it was noted that the major obstacle of this concept is the low generation of energy per step on the floor, showing the importance of further research by the academic community on this little explored concept that can be promising in the future.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de estação de bicicletas elétricas compartilhadas recarregadas via tapete gerador como alternativa ao transporte urbano de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm deslocamentos de até 5 quilômetros a bicicleta é o tipo de transporte que leva menor tempo gasto para locomoção, sendo uma forte alternativa frente aos grandes congestionamentos dos centros urbanos. Apesar da economia de tempo, a utilização da bicicleta comum pode se tornar um exercício físico mais forte, causando fadiga e suor. Em contrapartida, a bicicleta elétrica surge para trazer maior conforto e leveza ao pedalar, permitindo que pessoas de qualquer idade e condicionamento físico possam utilizá-la sem maiores problemas. Percebendo que a cidade de Fortaleza ainda não explorou as vantagens da bicicleta elétrica nas estações compartilhadas, este trabalho realizou um estudo de viabilidade técnica de implementação de uma estação de bicicletas elétricas compartilhadas que funciona com modelo híbrido de geração de energia, onde sua parte off-grid utiliza um novo conceito de fonte renovável de energia por meio de tapete gerador, com o intuito de melhorar a qualidade deste serviço de transporte aos cidadãos fortalezenses e garantir sua sustentabilidade. A metodologia consistiu em quantificar a demanda diária de energia a ser atendida, em kWh por estação, propor equipamentos, sugerir circuito para a geração off-grid que utilize banco de baterias, calcular o tamanho do tapete gerador para uma condição de movimentação diária de pessoas, estipular os custos de aquisição dos equipamentos constituintes à estação e das bicicletas, e estipular os custos de manutenção preventiva ao longo dos anos de utilização. A produção de energia diária por estação totalizou 7 kWh, necessitando de 320 blocos do tapete gerador e movimentação diária de 7500 pessoas sob o tapete para atender à demanda. Os resultados revelaram um custo total de implementação de R$ 310.776,78 por estação, com 15 bicicletas de 350 W de potência cada. O retorno do investimento é esperado em cerca de 2 anos e 8 meses após a estação entrar em funcionamento. Foi feita uma comparação do custo de implementação da estação utilizando tapete gerador frente à utilização da energia solar e energia da concessionária, onde foi constatado que a tecnologia de tapete gerador é a mais cara dentre as três. Por fim, foi notado que o grande obstáculo deste conceito é a baixa geração de energia por pisada no tapete, destacando a importância de maiores pesquisas da comunidade acadêmica diante desde conceito pouco explorado e que pode ser promissor no futuro.pt_BR
dc.subject.ptbrEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subject.ptbrEnergia hidrelétricapt_BR
dc.subject.ptbrTransporte urbano - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5449-2635pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1550246266734380pt_BR
local.date.available2023-09-21-
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

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