Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74420
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de projeto científico por alunos do ensino médio com base no construcionismo e no uso de planilha eletrônica
Título em inglês: Development of a scientific project by high school students based on constructionism and the use of electronic spreadsheets
Autor(es): Sampaio, Daniele Correia
Orientador: Lima, Luciana de
Palavras-chave: Estatística - Estudo e ensino;Aprendizagem significativa;Construtivismo (Educação);Tecnologia educacional
Palavras-chave em inglês: Statistics - Study and teaching;Meaningful learning;Construtivism (Education);Educational innovations
CNPq: CNPQ::OUTROS
Data do documento: 2023
Citação: SAMPAIO, Daniele Correia. Desenvolvimento de projeto científico por alunos do ensino médio com base no construcionismo e no uso de planilha eletrônica. 2023. 232 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Ao longo da história, as abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de Matemática, que se estende à área da Estatística, priorizam aulas conteudistas, com a memorização de conceitos e fórmulas, e atividades para a fixação de conteúdo. A justificativa para a realização deste estudo esteve fundamentada na construção de uma metodologia de ensino pautada no Construcionismo, e apoiada pela utilização das Tecnologias Digitais, a fim de contribuir significativamente com o processo de aprendizagem dos estudantes, no campo da Estatística. O objetivo da pesquisa, foi analisar como alunos do Ensino Médio aprendem os conceitos e procedimentos da Estatística diante de uma abordagem baseada no Construcionismo, desenvolvendo projetos científicos em planilhas eletrônicas. A pesquisa caracteriza-se pela realização de uma investigação baseada no Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dezesseis estudantes do 2º ano do Ensino Médio, provenientes de uma escola pública da rede estadual de Educação do Ceará, localizada na cidade de Fortaleza. A coleta de dados foi dividida em três etapas. Na primeira etapa ocorreu a aplicação do Questionário Inicial para a coleta dos conhecimentos prévios. Na segunda etapa ocorreu a aplicação da Sequência Didática, desenvolvida em 8 aulas. Na terceira etapa ocorreu a aplicação do Questionário Final para a coleta dos conhecimentos a posteriori. A análise dos foi realizada seguindo as cinco etapas da Análise Textual Discursiva (ATD): unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os resultados da análise dos dados coletados foram comparados utilizando a triangulação metodológica, com base em três categorias predefinidas: Conceitos Iniciais (CI), Medidas de Tendência Central e Dispersão (MTCD) e Tabelas e Gráficos (TG). Os resultados deste estudo evidenciaram o desenvolvimento e aprofundamento significativo das aprendizagens dos estudantes, em relação à compreensão conceitual e procedimental dos elementos estatísticos, população, amostra, variáveis, frequência absoluta e relativa, medidas de tendência central e dispersão, tabelas e gráficos. A aplicação dos pressupostos da teoria do Construcionismo, combinada com o uso de Tecnologias Digitais como metodologia pedagógica baseada nos pressupostos teóricos da Tecnodocência, mostrou-se significativa para o desenvolvimento da aprendizagem Estatística dos sujeitos participantes do presente estudo.
Abstract: Throughout history, the pedagogical approaches used in Mathematics classes, which extend to the area of Statistics, prioritize content classes, with the memorization of concepts and formulas, and activities for content fixation. The justification for carrying out this study was based on the construction of a teaching methodology based on Constructionism, and supported by the use of Digital Technologies, in order to contribute significantly to the students' learning process in the field of Statistics. The objective of the research was to analyze how high school students learn the concepts and procedures of Statistics in the face of an approach based on Constructionism, developing scientific projects in electronic spreadsheets. The research is characterized by carrying out an investigation based on the Case Study, with a qualitative approach. The subjects participating in this study are sixteen students of the 2nd year of high school, from a public school of the state education network of Ceará, located in the city of Fortaleza. Data collection was divided into three stages. In the first stage, the Initial Questionnaire was applied to collect prior knowledge. In the second stage, the Didactic Sequence was applied, developed in 8 classes. In the third stage, the Final Questionnaire was applied to collect a posteriori knowledge. The analysis was carried out following the five stages of Discursive Textual Analysis (DTA): unitarization, categorization, description, interpretation and argumentation. The results of the analysis of the collected data were compared using methodological triangulation, based on three predefined categories: Initial Concepts (IC), Measures of Central Tendency and Dispersion (MTCD) and Tables and Graphs (TG). The results of this study showed the development and significant deepening of students' learning, in relation to the conceptual and procedural understanding of statistical elements, population, sample, variables, absolute and relative frequency, measures of central tendency and dispersion, tables and graphs. The application of the assumptions of the theory of Constructionism, combined with the use of Digital Technologies as a pedagogical methodology based on the theoretical assumptions of Technoteaching, proved to be significant for the development of Statistical learning of the subjects participating in the present study.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74420
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8773915979719448
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5838-8736
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_dcsampaio.pdfDissertação4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2023_pe_dcsampaio.pdfProduto Educacional210,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.