Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74419
Type: TCC
Title: Diplomata: uma plataforma para facilitação do acesso ao conhecimento científico
Title in English: Diplomat: a platform to facilitate access to scientific knowledge
Authors: Luz, Jemima Fonseca
Advisor: Moreira, Leonardo Oliveira
Keywords in Brazilian Portuguese : Acesso ao conhecimento;Plataforma web;Linguagem acadêmica;Ilustração;Vue
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Issue Date: 2022
Citation: LUZ, Jemima Fonseca. Diplomata: uma plataforma para facilitação do acesso ao conhecimento científico. – 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A produção científica é uma poderosa ferramenta, graças aos seus processos metodológicos sólidos e a linguagem precisa. Ao mesmo tempo, a linguagem acadêmica é também uma barreira para que o público geral acesse e possa usufruir desses conhecimentos tão valiosos. Existe um grande vão entre a população e o conhecimento científico, os desincentivos governamentais para com as universidades públicas e a crescente cultura de desinformação favorecida pela praticidade só aumentam esse vão. Entendendo o potencial da internet e suas tecnologias em aspectos como alcance, distribuição e acessibilidade, surge o questionamento: como podemos usar as tecnologias web para popularizar o acesso à ciência? Este trabalho se dispôs a desenvolver uma solução web que facilite o acesso aos conteúdos acadêmicos para o público em geral, sem comprometer suas fontes originais, fomentando a cultura de busca pelo conhecimento científico e visando reduzir as barreiras entre a sociedade e o meio acadêmico. Os resultados alcançados com o teste de usabilidade sobre o protótipo com voluntários, o questionário SUS (System Usability Scale) revelaram uma aderência positiva pelos usuários com solução proposta, bem como a realização da publicação da primeira versão em um domínio online atendendo todos os requisitos estabelecidos durante o processo de desenvolvimento.
Abstract: Scientific production is a powerful tool, thanks to its solid methodological processes and precise language. At the same time, academic language is also a barrier for the general public to access and enjoy this valuable knowledge. There is a large gap between population and scientific knowledge, government disincentives towards public universities and the growing culture of disinformation favored by practicality only widen this gap. Understanding the potential of the internet and its technologies in terms of reach, distribution and accessibility, the question arises: how can we use web technologies to popularize access to science? This work set out to develop a web solution that facilitates access to academic content for the general public, without compromising its original sources, fostering a culture of searching for scientific knowledge and aiming to reduce barriers between society and academia. The results achieved with the usability test on the prototype with volunteers, the SUS questionnaire (System Usability Scale) revealed a positive adherence by users with the proposed solution, as well as the publication of the first version in an online domain meeting all the established requirements. during the development process.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74419
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2880668102587861
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_jfluz.pdf6,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.